Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Documentário sobre arquiteto Ventura Terra com antestreia na Cinemateca

O documentário 'Ventura Terra - Projetar a Modernidade', de Fernando Carrilho, sobre o arquiteto que marcou a Lisboa do início do século XX, vai ter hoje antestreia, às 21:30, na Cinemateca Portuguesa, com a presença do realizador.

Documentário sobre arquiteto Ventura Terra com antestreia na Cinemateca
Notícias ao Minuto

08:03 - 17/10/17 por Lusa

Cultura Fernando Carrilho

A personalidade de Miguel Ventura Terra (1866-1919) juntou o "pragmatismo e o sentido do belo", descreveu o realizador Fernando Carrilho, autor do documentário dedicado à obra daquele arquiteto, em declarações na segunda-feira à agência Lusa.

O realizador explicou que o filme surge de um desafio da Associação Ventura Terra à Direção Municipal de Cultura da Câmara de Lisboa, por ocasião das Comemorações dos 150 anos do nascimento do arquiteto.

Essas comemorações incluíram também a organização de uma exposição - 'Do Util e do Bello' - patente até sábado, no piso térreo no Torreão Poente do Terreiro do Paço.

Produzido pelo Arquivo Municipal de Lisboa -- Videoteca e Terra Esplêndida, o documentário "faz uma panorâmica sobre a obra que o arquiteto deixou no país".

"Estabelece também alguns pontos de contacto com a sua personalidade. Os seus traços foram energia e capacidade de trabalho, racionalidade, pragmatismo e sentido do belo!", descreveu à Lusa Fernando Carrilho, coordenador da Divisão Arquivo Municipal - Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa.

Questionado sobre a marca que Ventura Terra deixou em Lisboa, o realizador afirmou: "Uma marca de modernidade na cidade. Sem dúvida, um dos mais importantes arquitetos portugueses do início do século XX, surpreendentemente desconhecido do grande público".

O arquiteto, nascido em Seixas, Caminha, a 14 de julho de 1866, morreu em Lisboa, aos 53 anos, e fez diversas intervenções enquanto foi vereador da Câmara de Lisboa, entre 1908 e 1913, e, por um curto período, em 1917.

O Palácio das Cortes (atual Assembleia da República), a Sinagoga Shararé Tikvá, Palacete Mendonça, Liceu Camões e Teatro Politeama são alguns dos edifícios emblemáticos deixados por Ventura Terra à capital.

Depois da antestreia, na Cinemateca, segundo o realizador, o documentário circulará por salas de cinema não comerciais em cidades onde Ventura Terra deixou obra. Mas ainda não há datas agendadas.

Está também prevista uma estreia na RTP2 em 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório