Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Novo Banco: Aprovado aumento de capital de 750 milhões de euros

O Novo Banco aprovou hoje, em assembleia-geral, um aumento de capital de 750 milhões de euros que será assegurado pelo fundo norte-americano Lone Star, anunciou a instituição.

Novo Banco: Aprovado aumento de capital de 750 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:58 - 16/10/17 por Lusa

Economia Assembleia Geral

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco informa que decorreu hoje uma assembleia-geral que "deliberou a eliminação do valor nominal das ações do Novo Banco, passando o capital social deste a ser representado por ações sem valor nominal, e deliberou um aumento de capital do Novo Banco, no valor de 750.000.000,00 euros, de 4.900.000.000,00 euros para 5.650.000.000,00 euros".

O aumento de capital, segundo o comunicado, será feito "mediante novas entradas em dinheiro a realizar nos próximos dias", sem que sejam adiantados mais pormenores.

Quando foi assinado, em 31 de março, o contrato de promessa de compra e venda do Novo Banco entre o Fundo de Resolução e a Lone Star, o fundo norte-americano acordou injetar 1.000 milhões de euros no banco para o capitalizar, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os outros 250 milhões até 2020.

Ao abrigo deste contrato, serão alienados 75% do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução bancário 25%.

No dia 11 de outubro, a Comissão Europeia aprovou a venda do Novo Banco à Lone Star e, no mesmo dia, o Ministério das Finanças disse que a venda ao fundo norte-americano seria "concluída nos próximos dias".

Em agosto de 2014, o Banco de Portugal decidiu pela resolução do Banco Espírito Santo (BES) e a transferência de certos ativos do BES para um banco de transição, o Novo Banco, detido pelo Fundo de Resolução bancário (entidade pertencente às instituições financeiras que operam em Portugal, mas cuja gestão é feita pelo Banco de Portugal e que consolida nas contas públicas).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório