Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Só com o comprometimento mútuo se pode ultrapassar uma traição

Pedro Batista, psicólogo na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, fala sobre a infidelidade e de como os casais podem ultrapassar esta situação difícil.

Só com o comprometimento mútuo se pode ultrapassar uma traição
Notícias ao Minuto

18:13 - 21/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Psicologia

A infidelidade tem um impacto negativo até nos relacionamentos mais fortes e após a descoberta pode provocar emoções negativas e intensas em ambos os parceiros, como raiva, vergonha, culpa ou remorsos.

Para que a relação perdure é preciso que ambos assim o decidam e que comprometam mutuamente a trabalhar para a recuperação desta situação difícil.

Num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, Pedro Batista, psicólogo na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, fala sobre a infidelidade e de como os casais podem ultrapassar a traição:

“Algumas das razões comuns para a infidelidade incluem a falta de atenção para com o outro; as dificuldades de comunicação associadas a necessidades emocionais e do próprio relacionamento; a falta de intimidade, perdas ao nível do afeto e nos cuidados dados ao parceiro; a insegurança e baixa autoestima e o desenvolvimento progressivo de problemas na relação e sem resolução prévia. As dependências do jogo, sexo, álcool ou drogas e os problemas de saúde mental tais como ansiedade, depressão ou perturbação bipolar são também fatores que podem contribuir para a infidelidade.

Após ter conhecimento de um caso de infidelidade, para algumas pessoas, o afastamento e/ou separação poderá constituir a única solução. Para outros, com o apoio da família, amigos e/ou de um bom terapeuta, é possível ultrapassar uma situação de infidelidade, emergindo, em alguns casos, uma reconstrução e um fortalecimento do relacionamento.

Algumas ações/atitudes poderão potenciar uma resolução responsável e um desfecho positivo de uma situação de infidelidade:

- Ser responsável e assumir os atos praticados;

- Dar espaço mútuo. A descoberta de um caso é sempre intensa, sendo necessário, nesta fase, evitar discussões emocionalmente intensas;

- Evitar tomar decisões precipitadas e em momentos de forte desestabilização emocional. Antes de tomar decisões ou de fazer escolhas, tomar o tempo necessário para entender o que conduziu a esta situação;

- Procurar apoio, considerando a possibilidade de recorrer a um terapeuta. O apoio de familiares e de amigos será benéfico, devendo, no entanto, evitar situações de julgamento ou de crítica;

- Não ter pressa. Mesmo que exista uma forte necessidade de compreender a situação ou um profundo desejo de reconciliação, será fundamental cumprir o tempo necessário que permita restaurar a confiança e atingir uma eventual reconciliação.

Apesar de todo o sofrimento e dor que possam estar presentes após uma situação de infidelidade, apenas o empenho e comprometimento mútuo poderão proporcionar uma vivência relacional mais positiva, que continuará a crescer e provavelmente excederá as expectativas anteriores.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório