Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estação espacial chinesa vai despenhar-se na Terra dentro de meses

A Tiangong-I é a primeira estação espacial lançada pela China.

Estação espacial chinesa vai despenhar-se na Terra dentro de meses
Notícias ao Minuto

12:48 - 15/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Uma estação espacial chinesa com oito toneladas e meia acelerou a descida descontrolada para a Terra e é esperado que embata com a superfície do planeta em alguns meses.

A agência chinesa perdeu o controlo da estação espacial Tiangong-I em setembro de 2016 e os especialistas prevêem que algumas das peças com cerca de 100kg podem embater no planeta Terra, numa questão de meses.

Não se sabe para já quando é que a estação se dirigirá diretamente para a Terra, nem onde irão cair os destroços. As autoridades chinesas prevêem que se deve cair entre outubro de 2017 e abril de 2018.

Em declarações ao Guardian, o Jonathan McDowell, um astrofísico da Universidade de Harvard disse que agora que a distância entre a estação espacial e a Terra é menor que 300 km e que a atmosfera é mais densa, o ritmo da queda está mais rápido. “Prevejo que deve cair daqui a alguns meses – fim de 2017 ou inicio de 2018”, afirmou.

A agência espacial chinesa tem estado a seguir a estação espacial e comprometeu-se a enviar alertas caso existam colisões iminentes.

É esperado que a maior parte do veículo espacial arda ao reentrar na atmosfera. No entanto, Jonathan McDowell explicou que algumas partes ainda podem pesar cerca de 100kg quando embaterem na Terra, um tamanho que pode causar sérios danos.

Quando a China lançou a sua primeira estação espacial em 2011, tinha pretensão de usar o dispositivo para construir um complexo maior no espaço.

O país já garantiu às Nações Unidas que a probabilidade de alguém ser atingido pelos destroços que irão resultar do choque com a atmosfera é muito baixa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório