Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Farmacêuticos premeiam avaliação de benefício-risco de medicamentos

A Ordem dos Farmacêuticos atribuiu hoje o Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira a um trabalho sobre métricas para a avaliação da relação benefício-risco de medicamentos.

Farmacêuticos premeiam avaliação de benefício-risco de medicamentos
Notícias ao Minuto

18:04 - 13/10/17 por Lusa

País Trabalho

Na cerimónia oficial de abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2017, que decorre em Lisboa, o prémio foi atribuído ao farmacêutico e investigador Diogo Mendes, da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), pelo trabalho sobre a utilidade da métrica NNT na avaliação da relação benefício-risco dos medicamentos.

"A contribuição do número necessário para tratar (NNT) uma avaliação do benefício-risco dos medicamentos baseada na evidência" é o título do projeto científico coordenado pelo investigador de Coimbra.

Neste projeto participaram ainda os farmacêuticos e investigadores Carlos Alves e Francisco Batel Marques, também da AIBILI.

Segundo um comunicado da Ordem dos Farmacêuticos, o trabalho distinguido "analisa diferenças na avaliação clínica e da relação do benefício-risco dos medicamentos por especialistas e autoridades, procurando explicar divergências nas decisões das agências reguladoras".

O trabalho dá como exemplo o fármaco para o tratamento da diabetes rosiglitazona, retirado do mercado europeu em 2010, por problemas de segurança cardiovascular, mas que se manteve em comercialização nos EUA.

"Os investigadores explicam que as agências reguladoras iniciaram projetos destinados a testar e desenvolver metodologias (com foco em abordagens quantitativas) que podem trazer uma maior clareza ao processo de tomada de decisão e ajudar a tomar decisões mais objetivas, consistentes e baseadas em evidência".

O estudo abrangeu um período de 15 anos e incluiu outros medicamentos retirados do mercado.

"Os investigadores consideram que o NNT não substitui outras métricas na avaliação do benefício-risco dos medicamentos, embora forneça informações úteis e de valor acrescentado em avaliações bem definidas", prossegue a explicação da Ordem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório