Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Investimento cresce mais de 10% no primeiro semestre

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, revelou hoje que o investimento em Portugal cresceu mais de 10% no primeiro semestre deste ano, indicando que foi o maior aumento dos últimos 18 anos.

Investimento cresce mais de 10% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

15:34 - 13/10/17 por Lusa

Economia Governo

"No primeiro semestre deste ano tivemos um aumento do investimento superior a 10%. Foi o maior aumento do investimento deste século. Portanto, dos últimos 18 anos", afirmou o ministro.

Caldeira Cabral falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração da fábrica de Évora da Mecachrome Aeronáutica, que produz peças metálicas para a indústria aeronáutica, fruto de um investimento de 30 milhões de euros.

O governante adiantou que o país está também a registar "um aumento do 'stock' do investimento direto estrangeiro", assinalando que "Portugal está a crescer, a ter mais investimento e a dar mais confiança aos investidores portugueses e estrangeiros".

"Temos uma série de investimentos que estão a arrancar agora" nos sectores automóvel e aeronáutico, que "estão a criar melhor emprego, emprego mais qualificado, mais exigente, emprego que está a trazer a estas regiões mais desenvolvimento", observou.

Na área da aeronáutica, segundo o ministro da Economia, "o crescimento do investimento é eventualmente maior", porque parte de "uma base mais pequena", estando também "mais baseado em investimento estrangeiro".

Manuel Caldeira Cabral destacou os projetos das multinacionais estrangeiras, como a Embraer, Mecachrome e a Lauak, entre outras, assim como o investimento na zona de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

"É um conjunto de investimentos que demonstra que o esforço que o país fez de consolidar um 'cluster' aeronáutico está a resultar", disse, manifestando o desejo de "novos investimentos" e da criação de "mais emprego".

Sobre a fábrica de Évora da Mecachrome Aeronáutica, o governante considerou o projeto de "grande importância" por representar 300 novos postos de trabalho e um investimento de 30 milhões de euros e ter tecnologias inovadoras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório