Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

EUA valem 11% da exportação nacional de vinhos tranquilos

O presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro, disse hoje à Lusa que os EUA representam 11% do valor das exportações de vinhos tranquilos, sendo atualmente o seu principal mercado, mas ainda com margem para crescer.

EUA valem 11% da exportação nacional de vinhos tranquilos
Notícias ao Minuto

10:34 - 13/10/17 por Lusa

Economia Vinhos

"Os EUA representam 11% da exportação em valor dos vinhos tranquilos, são o nosso primeiro mercado, mas ainda há muito trabalho a fazer como, por exemplo, alargar a nossa presença a outros Estados", afirmou à Lusa Jorge Monteiro, a proprósito de duas ações de promoção nos EUA.

Ainda assim, a prioridade é reforçar o investimento com vista à consolidação da posição atingida.

"O nosso objetivo é consolidar a presença dos vinhos de Portugal nos mercados já investidos e não dispersar recursos sem garantia de obtenção de resultados sólidos", explicou.

O presidente da Viniportugal destaca que, durante as ações de promoção, a prioridade não é apresentar vinhos melhores, mas diferentes, com uma boa relação qualidade-preço.

O dirigente acrescenta que Portugal distingue-se pela diversidade dos seus produtos, com castas que ainda são pouco conhecidas entre os americanos.

Questionado sobre as principais preocupações da associação para dar continuidade à promoção internacional do vinho português, Jorge Monteiro referiu que é importante continuar com o mesmo modelo de promoção, não deixando de responder às exigências do mercado.

A primeira ação de divulgação teve lugar em Chicago na segunda-feira e promoveu o encontro entre 15 produtores e importadores, com o objetivo de apresentar produtos e dar início a uma relação de negócios.

Já a segunda iniciativa decorreu na quinta-feira, em Nova Iorque, e destina-se às empresas que já se encontram inseridas no mercado, uma vez que serão apresentadas, aos retalhistas e distribuidores, as principais novidades do setor vinícola.

À semelhança do que ocorreu este ano, a Viniportugal prevê, em 2018, realizar, cerca de 90 ações de promoção do vinho português, nacional e internacionalmente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório