Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 40 concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio

Mais de 40 concelhos de sete distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mais de 40 concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio
Notícias ao Minuto

06:39 - 13/10/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o instituto, em causa estão mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de dois incêndios em curso, três em fase de resolução e 13 em conclusão.

Quanto ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblinas ou nevoeiros no litoral entre Sines e o rio Douro até meio da manhã.

Segundo o IPMA, esta nebulosidade poderá persistir até meio da tarde em alguns locais da faixa costeira a norte do cabo da Roca.

A partir da tarde, adianta o Instituto, está previsto um aumento de nebulosidade por nuvens médias e altas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de leste na costa sul do Algarve a partir da manhã e do quadrante sul nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima na região Sul e descida da máxima no litoral a norte do cabo da Roca, que será acentuada em alguns locais.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 08 graus Celsius (em Braga e Bragança) e os 18 (em Faro) e as máximas entre 19 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Évora e Beja).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório