Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA vão acompanhar situação humanitária em Gaza após acordo palestiniano

Os Estados Unidos vão "seguir de perto" a melhoria da situação humanitária em Gaza após o acordo de reconciliação entre a Fatah e o Hamas, declarou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

EUA vão acompanhar situação humanitária em Gaza após acordo palestiniano
Notícias ao Minuto

07:37 - 13/10/17 por Lusa

Mundo Declarações

"Saudamos o esforço" para que "a Autoridade Palestiniana assuma plenamente as suas responsabilidades em Gaza", afirmou em Washington a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

No entanto, e durante as declarações aos jornalistas, optou por limitar a sua reação ao vetor humanitário.

"Vemos um passo potencialmente importante para que a ajuda humanitária chegue aos que vive aí. Vamos seguir de perto esses desenvolvimentos" para que, "com a Autoridade palestiniana, Israel e os contribuintes internacionais" se possa "melhorar a situação humanitária em Gaza", disse.

O movimento islamita Hamas e o seu rival palestiniano da Fatah assinaram hoje no Cairo um acordo de reconciliação destinado a terminar com uma década de divisões internas.

A Autoridade Palestiniana, entidade internacionalmente reconhecida que a "antecâmara" de um eventual e futuro Estado palestiniano independente, assumirá até 01 de dezembro "todas as responsabilidades" na Faixa de Gaza, atualmente governada sem partilha pelo Hamas, indicaram os serviços de informações egípcios, que patrocinaram as negociações.

Israel reagiu de imediato e referiu que apenas estabelecerá contactos com um governo de unidade palestiniana caso esta entidade reconheça o Estado judaico e proceda ao desarmamento do Hamas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório