Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia critica retirada de bandeiras de missões encerradas nos EUA

A Rússia criticou hoje a decisão dos Estados Unidos de retirar as bandeiras russas dos seus edifícios diplomáticos em Washington e São Francisco, encerrados por ordem das autoridades norte-americanas.

Rússia critica retirada de bandeiras de missões encerradas nos EUA
Notícias ao Minuto

16:16 - 12/10/17 por Lusa

Mundo Polémica

"As bandeiras russas foram removidas da missão comercial russa em Washington e do consulado geral em São Francisco", cujo encerramento foi ordenado por Washington no final de agosto, denunciou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, aos jornalistas.

Trata-se "de um novo ato hostil do poder norte-americano contra os nossos edifícios diplomáticos" e "uma profanação de símbolos do Estado russo", adiantou.

Zakharova disse ainda que Moscovo já tinha protestado junto das autoridades norte-americanas.

O embaixador russo em Washington, Anatoli Antonov, disse num comunicado tratar-se de "uma medida extremamente hostil", adiantando que a Rússia pede "o regresso imediato ao seu lugar dos símbolos" do seu Estado.

A retirada das bandeiras levou ainda deputados russos a anularem uma visita aos Estados Unidos, prevista para o final do mês, disse à agência France Presse uma porta-voz da Duma (câmara baixa do parlamento russo).

Os Estados Unidos ordenaram à Rússia que encerrasse o consulado em São Francisco e as missões comerciais em Washington e Nova Iorque em resposta à redução de 755 diplomatas e funcionários, russos e norte-americanos, determinada no final de julho pelo presidente Vladimir Putin.

A decisão de Putin tinha sido tomada em represália a sanções económicas de Washington.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório