Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pedro Pedro dá pontapé de saída para mais um Portugal Fashion

As novas coleções primavera/verão 2018 de Pedro Pedro, Carlos Gil, Luís Onofre, Alves/Gonçalves e da marca TM Collection abrem, no sábado, em Lisboa, a 41.ª edição do Portugal Fashion, antes de seguir para o Porto.

Pedro Pedro dá pontapé de saída para mais um Portugal Fashion
Notícias ao Minuto

15:10 - 12/10/17 por Lusa

Lifestyle Lisboa

Na próxima edição, que se divide entre o Armazém 16, na zona ribeirinha de Lisboa, no sábado, e depois no Porto, entre os dias 19 e 21, estão previstos 23 desfiles nas passarelas principais das duas cidades, com coleções de 17 criadores, cinco marcas de vestuário e seis marcas de calçado.

Em Lisboa, os desfiles começam às 18h00 com Pedro Pedro, seguindo-se TM Collection (19h00), Carlos Gil (20h00), Luís Onofre (21h30) e Alves/Gonçalves (22h30).

Já no Porto, uma semana depois, no espaço Bloom, dedicado em especial aos criadores emergentes em Portugal, vão realizar-se dez desfiles no dia 19 de outubro, entre as 12:00 e as 23:00, no Museu do Carro Elétrico, com propostas de oito 'designers' e de 12 estudantes de seis escolas de moda.

Entre dia 20 e 21 vão passar pelas passarelas da Alfândega e pelo antigo Matadouro Municipal do Porto os trabalhos para a próxima estação quente de Anabela Baldaque, Diogo Miranda, Miguel Vieira, Júlio Torcato, Nuno Baltasar, Alexandra Moura ou das marcas Lion of Porches, Dielmar e Ana Sousa.

O Portugal Fashion organiza, paralelamente aos desfiles, o 'showroom Brand Up' na Alfândega do Porto, espaço onde vão ser apresentadas coleções dos criadores, marcas, calçado e joalharia aos agentes de compras nacionais e internacionais, mas que também vai estar aberto ao público em geral, acrescentou Rafael Rocha.

À margem dos desfiles e 'showrooms', a 41.ª edição organiza também um congresso "Create-Inovate--Design", na Alfândega do Porto, e que surge de uma parceria entre a Associative Design com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), onde estão previstas palestras sobre 'design'.

O circuito do Portugal Fashion, que termina em Lisboa e no Porto, passou antes pelas Semanas da Moda de Nova Iorque, Paris, Londres, Milão.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que teve um fundo total aprovado de oito milhões para o triénio 2015/2017.

Em 2016, o volume de negócios do setor do têxtil e do vestuário registado em Portugal foi de 7 mil milhões de euros, e as exportações cifraram-se em cinco mil milhões de euros, segundo dados sendo que desse volume de negócios cinco mil milhões, segundo dados disponíveis na página oficial da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

As exportações do têxtil e o calçado representam 10% do total nacional e contribuem com 20% do emprego da indústria transformadora, 9% da produção e 8% do volume de negócios da indústria transformadora, indicam dados fornecidos pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório