Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

PSD diz que relatório sobre incêndios deve ser "por todos valorizado"

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, afirmou hoje que a comissão técnica aos incêndios funcionou com "total independência" e que o relatório que elaborou deve ser "por todos valorizado".

PSD diz que relatório sobre incêndios deve ser "por todos valorizado"
Notícias ao Minuto

14:27 - 12/10/17 por Lusa

Política Hugo Soares

"Esta comissão técnica funcionou com total independência e, por isso, o resultado do relatório deve ser por todos valorizado", declarou Hugo Soares aos jornalistas, remetendo para momento posterior um comentário ao relatório em si, que foi elaborado por uma Comissão Técnica Independente proposta inicialmente pelo PSD.

Após a reunião do grupo parlamentar social-democrata, Hugo Soares quis também frisar aos jornalistas o facto de, "talvez pela primeira vez", não ter havido "nenhuma fuga de informação sobre aquilo que constará do relatório".

A Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de junho em Pedrógão Grande concluiu hoje terem existido falhas no comando do combate ao fogo e que faltaram medidas que "poderiam ter moderado" os seus efeitos.

Outra das conclusões do relatório da comissão foi a de que o alerta precoce poderia ter evitado a maioria das 64 mortes registadas no incêndio que começou em 17 de junho em Pedrógão Grande.

No item intitulado "O que poderia ter sido diferente", lê-se que "esta ausência de alerta precoce, por não ter sido feita a leitura do incêndio às 18:00 (e mesmo antes), não permitiu impedir a maioria das fatalidades".

Este trabalho de antecipação, acrescenta a comissão, "deveria ter sido feito no seio do comando e planeamento desta operação de socorro e deveria ter resultado na mobilização dos meios necessários, incluindo a GNR, para evitar que se tivesse verificado uma fuga para a morte, tal como veio a acontecer".

O presidente da comissão, João Guerreiro, afirmou, depois de ter entregado o relatório de 296 páginas ao presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, que "as medidas que deveriam ter sido tomadas, da responsabilidade do comando, e imediatamente a seguir ao início do incêndio, poderiam ter moderado os efeitos".

Especialmente entre as 15:00 e as 16:00 poderia ter havido uma "antecipação de medidas", designadamente "a retirada das pessoas das aldeias", disse o ex-reitor da Universidade do Algarve, sublinhando que existem "mais de 100 pequenos aglomerados" na zona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório