Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

PSD está "muito confiante" em eleição de provedor de Justiça no dia 20

O líder parlamentar do PSD manifestou-se hoje "muito confiante" que no dia 20 poderão ser realizadas as eleições para órgãos externos à Assembleia da República, como o provedor de Justiça e o conselho de fiscalização das 'secretas'.

PSD está "muito confiante" em eleição de provedor de Justiça no dia 20
Notícias ao Minuto

14:02 - 12/10/17 por Lusa

Política Hugo Soares

"Estou muito confiante que no dia 20, que é a data marcada para as eleições, elas se possam realizar. Nos próximos dias, teremos oportunidade de anunciar com certeza se isso poderá acontecer ou não", declarou Hugo Soares aos jornalistas, depois da reunião da bancada do PSD.

Perante a insistência dos jornalistas, que o questionaram sobre um consenso para o nome a apresentar ao conselho de fiscalização dos serviços de informação, Hugo Soares não adiantou mais pormenores, aumentando apenas a expressão da convicção num desfecho para o impasse: "Estou absolutamente certo que no dia 20 podemos realizar essas eleições", disse.

Na conferência de líderes parlamentares de dia 04 de outubro, PS e PSD informaram estarem em curso conversações, num primeiro sinal dos dois maiores partidos na resolução de um impasse que dura há meses, dado a eleição do Provedor de Justiça ou dos membros da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), por exemplo, necessitarem dos votos de dois terços dos deputados.

Além do provedor de Justiça, da ERC e do presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República (CFSIRP), os deputados devem ainda eleger membros da Comissão Nacional de Proteção de Dados e do Conselho Superior de Segurança Interna.

O Conselho Nacional de Educação é eleito por maioria absoluta de votos. O Conselho de Fiscalização da Base de Dados de ADN é eleito por método de Hondt, o mesmo acontecendo com a comissão de proteção de dados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório