Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Limite de lucros retidos que empresas podem deduzir em IRC vai subir

O Governo quer aumentar de cinco para 7,5 milhões de euros o montante máximo dos lucros retidos e reinvestidos que as empresas podem deduzir no Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).

Limite de lucros retidos que empresas podem deduzir em IRC vai subir
Notícias ao Minuto

13:51 - 12/10/17 por Lusa

Economia OE2018

De acordo com uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), datada de 10 de outubro e à qual a agência Lusa teve acesso na quarta-feira ao final do dia, o executivo pretende também aumentar de dois para três anos o período em que as empresas podem deduzir no IRC até 10% dos lucros reinvestidos.

Segundo esta alteração ao código fiscal do investimento, as empresas podem deduzir à coleta do IRC "até 10% dos lucros retidos que sejam reinvestidos em aplicações relevantes [...] no prazo de três anos contado a partir do final do período de tributação a que correspondam os lucros retidos". Atualmente, o prazo é de dois anos.

O regime prevê que "o montante máximo dos lucros retidos e reinvestidos, em cada período de tributação", seja de cinco milhões de euros, valor que passa agora para 7,5 milhões de euros.

A dedução para micro e pequenas empresas também é alterada, passando de 25% da coleta do IRC para 50%.

Se os lucros retidos não forem reinvestidos no prazo de três anos, terá de ser devolvido o "imposto que deixou de ser liquidado na parte correspondente ao montante dos lucros não reinvestidos", acrescido de "juros compensatórios majorados em 15 pontos percentuais".

A proposta final de OE2018 será entregue pelo Governo no parlamento na sexta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório