Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pedrógão: Relatório aponta falhas ao comando dos bombeiros

A Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de junho em Pedrógão Grande concluiu hoje terem existido falhas no comando do combate ao fogo e faltaram medidas que "poderiam ter moderado" os seus efeitos.

Pedrógão: Relatório aponta falhas ao comando dos bombeiros
Notícias ao Minuto

13:19 - 12/10/17 por Lusa

País Conclusões

"As medidas que deveriam ter sido tomadas, da responsabilidade do comando, e imediatamente a seguir ao início do incêndio, poderiam ter moderado os efeitos", afirmou o presidente da comissão, João Guerreiro, após ter entregado o relatório de 296 páginas ao presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, e aos representantes dos grupos parlamentares, na Assembleia da República, em Lisboa.

Especialmente entre as 15:00 e as 16:00 poderia ter havido uma "antecipação de medidas", designadamente "a retirada das pessoas das aldeias", disse o ex-reitor da Universidade do Algarve, sublinhando que existem "mais de 100 pequenos aglomerados" na zona.

Para o presidente da comissão, deveria ter existido um "sistema de sensibilização e informação" para retirar as pessoas das aldeias.

"Se houvesse um sistema de sensibilização e informação, se o comando, na altura apropriada, entre as 15:00 e as 16:00, pudesse ter tido uma atuação para sensibilizar a população e de dar instruções de evacuação ou pelo menos de não saírem de casa, provavelmente os dramas que aconteceram não teriam acontecido", disse.

O professor universitário e ex-reitor da Universidade do Algarve afirmou ainda que, "a partir de certa altura, era impossível tomar conta do incêndio" e, "numa hora, o número de hectares e a superfície ardida é algo de fora do usual".

E, acrescentou, é nessa hora, entre as 17:00 e as 18:00, em que a "área ardida é impressionante" que "morrem todas as pessoas" - 64 ao todo.

João Guerreiro disse ainda que a responsabilidade pela tomada de medidas, ou falta delas, neste tipo de acontecimentos pertence ao "comandante que está a dirigir as operações".

Na reunião com Ferro Rodrigues e a comissão técnica, estiveram representantes de todas as bancadas - Carlos César (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD), Pedro Filipe Soares (BE), João Ramos (PCP) e Hélder Amaral (CDS-PP).

NS // VAM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório