Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro detidos por suspeitas de corrupção no Sistema de Saúde dos Açores

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro homens por suspeitas de corrupção envolvendo organismos do Sistema Regional de Saúde dos Açores, anunciou hoje a PJ.

Quatro detidos por suspeitas de corrupção no Sistema de Saúde dos Açores
Notícias ao Minuto

12:45 - 12/10/17 por Lusa

País PJ

Um comunicado da PJ adianta que "o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, no âmbito de um inquérito dirigido pela secção de Ponta Delgada do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) dos Açores, cuja investigação se iniciou em 2015, deteve quatro homens e constituiu outros dois como arguidos, por suspeitas da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e associação criminosa".

Segundo a PJ, os detidos, entre os 46 e os 57 anos, têm "ligações profissionais às áreas médica, de gestão e comercial".

No decurso da operação, designada Asclépio, que ocorreu nas ilhas de S. Miguel e Terceira, foram realizadas 25 buscas, entre domiciliárias e não domiciliárias, que envolveram "todo o efetivo de inspetores deste DIC, dois inspetores da UNC3T e cinco magistrados", segundo o comunicado da PJ.

Além das detenções, foram "apreendidos diversos equipamentos informáticos e de comunicações, bem como acervo documental com interesse probatório, relacionado com a prática das atividades criminosas em investigação".

De acordo com a PJ, "estão, sobretudo, em causa práticas ilícitas que visavam obter posições indevidas de privilégio na realização de contratos de fornecimento de bens a organismos prestadores de serviços de saúde, a troco de contrapartidas pecuniárias e outras, lesivas do interesse público".

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação de medidas coativas tidas por adequadas.

Na quarta-feira, o Governo dos Açores emitiu uma nota a informar que a Polícia Judiciária (PJ) "desencadeou" esta manhã "um conjunto de diligências em várias estruturas do Serviço Regional de Saúde sobre processos de aquisição de bens e serviços".

A mesma nota sublinhava que "a secretaria regional da Saúde reforçou as orientações a todas as unidades orgânicas do Serviço Regional de Saúde para o cumprimento reforçado e diligente de todos os colaboradores no fornecimento de todas as informações e elementos que sejam solicitados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório