Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

México registou mais de 10 mil pedidos de refúgio até setembro

O número de pedidos de refúgio no México, entre janeiro e setembro deste ano, for superior a 10.200, sendo a maioria das pessoas oriundas da Guatemala, Honduras, El Salvador e Venezuela, informou a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

México registou mais de 10 mil pedidos de refúgio até setembro
Notícias ao Minuto

00:47 - 12/10/17 por Lusa

Mundo CNDH

Segundo uma informação hoje divulgada pela comissão, a maioria das pessoas vem de países como a Guatemala, Honduras e El Salvador e abandonaram os seus locais de origem como resultado da "insegurança, violência, recrutamento forçado e ameaças".

A CNDH precisou que, entre janeiro e setembro deste ano, o México recebeu um total de 10.262 pedidos de refugiados, dos quais 2.668, ou seja 26%, correspondem a cidadãos venezuelanos.

Do número total de candidatos venezuelanos, "601 já foram reconhecidos como refugiados", disse Edgar Corzo Sosa, observador da CNDH, ao enviar uma recomendação à Comissão Mexicana de Assistência aos Refugiados (Comar).

O observador acrescentou que a comissão já solicitou por diversas ocasiões às autoridades mexicanas que fortaleçam a proteção dos direitos humanos daqueles que procuram refúgio.

As autoridades de imigração do México detiveram 186.216 pessoas em 2016 e, nos primeiros sete meses deste ano, 52.106, salientou Edgar Corzo Sosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório