Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Jovem de Ílhavo luta contra linfoma. Quer ajudar? Inscreva-se como dador

Se ainda não está incrito como dador de medula óssea, faça-o, pelo João Pedro e por todos os que possam precisar. Campanha para ajudar o jovem de Ílhavo decorre em Aveiro.

Jovem de Ílhavo luta contra linfoma. Quer ajudar? Inscreva-se como dador
Notícias ao Minuto

08:40 - 14/10/17 por Melissa Lopes

País Campanha

A Associação de Dadores de Sangue de Aveiro (ADASCA) está a promover uma campanha a favor de um jovem, natural de Ílhavo, que luta contra um linfoma.

João Pedro Ferreira tem 21 anos e precisa de ajuda. Nesse sentido, a ADASCA está a promover uma campanha de colheita de sangue e de registo de dadores de sangue. A campanha começou no dia 7 e decorrerá ainda nos dias 21 e 28 deste mês, das 9h às 13h, e nos dias 18 e 25, das 15h às 19h30.

“Se ainda não está inscrito, torne-se dador de medula óssea, pelo João Pedro e por todas as pessoas que possam precisar”, apela a ADASCA.

Para se inscrever como potencial dador de medula óssea basta ter entre 18 e 45 anos, um peso minímo de 50 kg, altura superior a 1,5 m, ser saudável e nunca ter recibo transfusões após 1980.

Quem sofrer de obesidade mórbida, mesmo em casos de colocação de banda ou bypass gástrico, não poderá registar-se como potencial dador. Assim como quem possa sofrer das seguintes problemas: patologia cardíaca, hepatite B ou C, alguma vez na vida; doença oncológica; doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus); doenças infecto-contagiosas; insuficiência renal; patologia da tiróide; diabetes; anemia crónica; hérnia discal; fibromialgia; glaucoma;

Quem não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita, assim como quem não tiver residência estabelecida em Portugal não poderá inscrever-se.

Para a inscrição é necessário apresentar o BI/Cartão do Cidadão. Na campanha em causa, o local da recolha é no Posto Fixo da ADASCA, no Mercado Municipal de Santiago, 1º piso, rua de Ovar. Uma vez lá, fará o preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue. O potencial dador é avaliado por um médico do IPST no local de colheita de sangue.

“Contamos convosco, vamos mais uma vez fazer desta campanha uma corrente de solidariedade em prol deste jovem, ou, de outros que se encontram em situação semelhante”, pede a ADASCA em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório