Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sabe circular em rotundas? GNR explica-lhe (outra vez)

Circular em rotundas é o calcanhar de aquiles de muitos condutores.

Sabe circular em rotundas? GNR explica-lhe (outra vez)
Notícias ao Minuto

09:40 - 11/10/17 por Melissa Lopes

País Trânsito

Circular em rotundas parece ser um bicho de sete cabeças para muitos condutores. A pensar nisso, e apesar de ser uma informação insistente, a Guarda Nacional Republicana explica-lhe e mostra-lhe como deve proceder.

  • Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
  • Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
  • Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
  • Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
  • Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

Se estas regras até já fazem parte da sua prática de condução mas tem um amigo que não sabe circular em rotundas, passe-lhe esta informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório