Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Milhares de independentistas concentrados junto ao parlamento regional

Milhares de pessoas concentram-se hoje à tarde nas imediações do parlamento da Catalunha, em Barcelona, para apoiar a declaração unilateral de independência, que poderá ser feita nas próximas horas pelo presidente do governo regional, Carles Puigdemont.

Milhares de independentistas concentrados junto ao parlamento regional
Notícias ao Minuto

18:09 - 10/10/17 por Lusa

Mundo Catalunha

Segundo meios de comunicação espanhóis, milhares de pessoas juntaram-se à concentração convocada pelas plataformas pró-independência Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmniun Cultural para apoiar a declaração unilateral de independência (DUI).

A sessão no parlamento catalão, destinada a analisar os resultados do referendo de 01 de outubro, considerado ilegal pela justiça espanhola, deveria ter começado pelas 18:00 em Espanha (menos uma hora em Lisboa), mas foi adiada por uma hora.

O presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, poderá proclamar a DUI nas próximas horas.

Próximo da sede do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, rodeado desde segunda-feira, por ordem judicial, por elementos da Polícia Nacional e dos Mossos d'Esquadra (polícia regional), estão colocados dois ecrãs gigantes instalados por técnicos da ANC, em que todos os olhos estão fixos, enquanto se aguarda o início da reunião parlamentar.

A pouco mais de 500 metros, no Arco do Triunfo, agricultores de diferentes zonas da Catalunha estacionaram "pelo menos 40 tratores" para expressar o seu apoio ao presidente da Generalitat, de quem esperam a declaração de independência.

A Polícia Nacional reforçou a sua presença em pontos estratégicos da Catalunha, como o porto e aeroporto de Barcelona, a estação de Sants e a frontera de La Jonquera (Girona), segundo fontes policiais citadas pela agência espanhola, Efe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório