Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal carimba passaporte para o Mundial: Até já Rússia

Equipa das quinas levou a melhor sobre a Suíça, conseguindo assim o apuramento direto para o Campeonato do Mundo. Um auto-golo de Djorou e um golo de André Silva foram suficientes para bater a formação helvética.

Portugal carimba passaporte para o Mundial: Até já Rússia
Notícias ao Minuto

21:34 - 10/10/17 por Ruben Valente

Desporto Direto

Resumo: Já está. Portugal vai marcar presença no Campeonato do Mundo de 2018, que se vai realizar na Rússia. A equipa das quinas venceu, esta terça-feira no estádio da Luz, sem contestação, a Suíça por 2-0, no derradeiro jogo do Grupo 2 da qualificação para o Mundial.

A precisar de um triunfo para não ter de ir aos playoffs de acesso ao Campeonato do Mundo, Portugal puxou dos galões e bateu a Suíça, num jogo que dominou desde início.

Dizem que a atitude é meio caminho andado para chegarmos aos objetivos. E foi assim que Portugal começou o jogo: com a atitude de quem queria estar no Campeonato do Mundo.

Fernando Santos apresentou um 4x4x2 algo ‘fingido’. Isto porque Cristiano Ronaldo deambulava pelas várias posições do ataque. Ora aparecia na esquerda, ora jogava ao lado de André Silva, ora estava no lado direito do ataque.

Mas foi com esta fórmula que a equipa das quinas foi controlando a 1.ª parte da partida mais importante desta qualificação. Empurrada pelo forte apoio dos portugueses nas bancadas da Luz, a formação orientada por Fernando Santos teve a sua primeira oportunidade aos 32 minutos. Bernardo Silva rematou para grande defesa de Sommer. O aviso ficou dado pelo pelo camisola 11 de Portugal.

Atrapalhação suíça premiou o esforço português

Apesar de a Suíça ir tentando fazer várias investidas, a verdade é que não chegou com perigo à baliza de Patrício nos primeiros 45 minutos. Perante a ineficácia helvética em chegar à frente com perigo, Portugal ia fazendo os possíveis para chegar ao tento que iria inaugurar o marcador. E chegou mesmo.

O relógio marcava 41 minutos de jogo quando Eliseu cruzou para dentro da área suíça causando o caos. Sommer saiu-se à bola, mas o esférico enrolou-se em Djorou e João Mário, acabando por trair o guarda-redes. Estava feito o 1-0 para Portugal, para delírio dos cerca de 55 mil adeptos portugueses presentes nas bancadas.

Na 2.ª parte, Portugal entrou com a mesma vontade. Apesar de estar a ganhar, a formação lusa queria mais. Aos 54 minutos, Cristiano Ronaldo olhou, fez pontaria e quase marcou num remate de meia distância.

André Silva fez o segundo e colocou-se no ‘top3’

O capitão da equipa das quinas ficou perto do golo, que viria a ser conseguido três minutos mais tarde por André Silva. O avançado do AC Milan finalizou uma boa jogada de Portugal fazendo assim o 2-0 e colocando-se no top3 dos melhores marcadores europeus da qualificação para o Mundial, atrás de Ronaldo e Lewandowski. Ao todo, foram nove golos marcados por André Silva.

Com uma desvantagem de dois golos, a Suíça teve de começar a fazer pela vida. A formação orientada por Vladimir Petkovic começou a subir no terreno e procurou ser mais acutilante na hora de procurar chegar com perigo à baliza de Rui Patrício. Mas esta não era a noite da Suíça…

O golo não aparecia e os suíços iam baixando os braços a cada minuto que passava. Portugal começou a ter, de novo, mais bola e controlou o jogo a seu bel-prazer até final. 2-0 foi então o resultado final. Curiosamente o mesmo resultado com que a Suíça venceu Portugal, no primeiro jogo desta qualificação.

Momento do jogo: Golo de André Silva. O 1-0 era, sem sombra de dúvidas, curto para deixar Portugal descansado, quando o único resultado que interessava era a vitória. Foi portanto o golo do atacante do AC Milan, aos 57 minutos, que descansou a formação lusa, deixando-a com um pé no Mundial’2018.

90' - Apito final no estádio da Luz! Portugal bate Suíça e está no Mundial de 2018!!!

79' - O que acabou de desperdiçar Cristiano Ronaldo! Completamente isolado na cara de Sommer, o capitão português tentou fintar o guarda-redes, mas atrapalhou-se e acabou por permitir a defesa.

67' - Quase que a Suíça consegue reduzir a desvantagem para Portugal! Shaqiri remata de fora da área e, próximo da baliza, aparece Seferovic a desviar, mas a bola passa ao lado. Uma chamada de atenção para a equipa das quinas, que, após o golo de André Silva, tirou o pé do acelerador.

57' - GOLOOOOOOO de Portugal! É de André Silva! Bernardo Silva trabalha bem na grande área e cruza para o avançado, que, apesar de não ter conseguido controlar bem, ainda foi a tempo de bater Sommer.

55' - Esteve perto o segundo golo português! Cristiano Ronaldo combina com Bernardo Silva e, à entrada da área, remata forte, mas por cima da baliza à guarda de Sommer.

53' - André Silva queixa-se de ter sido agredido por Lichtsteiner. Na repetição é possível ver que o lateral suíço atinge o avançado português, que estava caído, na cabeça. No entanto, Cuneyt Çakir nada marcou.

46' - O árbitro apita para o início da segunda parte. É a Suíça a partir com a bola.

45' - Intervalo no Portugal-Suíça. O golo de João Mário, a meias com Djourou, vai fazendo a diferença à saída para o intervalo. Ainda que tenha vindo a ser superior à Suíça, a equipa das quinas tem tido sérias dificuldades em colocar a bola na grande área, com vários cruzamentos mal medidos a condicionarem a produção ofensiva da seleção nacional. O conjunto helvético, por seu lado, poucas dificuldades tem criado. A melhor oportunidade surgiu à beira do intervalo, quando Haris Seferovic, de costas, atirou por cima da baliza à guarda de Rui Patrício.

41' - GOLOOOOOOOO de Portugal! É João Mário... a meias com Djourou! Após um cruzamento vindo da ala esquerda, o médio antecipa-se, mas acaba 'embrulhado' com o central suíço. A verdade é que a bola encontrou mesmo o caminho para o fundo das redes e está aberto o marcador!

39' - Nova jogada polémica, agora na grande área suíça. Cristiano Ronaldo remata e, após um ressalto, a bola ganha altura e acaba por embater na mão de Ricardo Rodríguez, que tinha os braços abertos. Mais uma vez, Cuneyt Çakir nada marca.

33' - Quase o primeiro golo de Portugal! Após uma jogada de insistência a bola cai nos pés de Bernardo Silva, que 'enche' o pé e atira para grande defesa de Sommer.

32' - Jogada polémica na grande área portuguesa. Haris Seferovic, 'ensanduichado' por Eliseu e Pepe, cai e pede grande penalidade. Cuneyt Çakir manda seguir.

24' - Entrada feia de André Silva sobre Djourou. O árbitro Cuneyt Çakir nada marcou, mas o defesa ficou bastante queixoso e foi mesmo necessária a entrada em campo da equipa médica helvética. 

15' - Primeiro quarto de hora de jogo dominado pela equipa das quinas. Tirando uma ou outra investida da Suíça, a seleção nacional tem-se instalado no meio-campo adversário. No entanto, vai-se mostrado demasiado perdulária na hora de cruzar, especialmente do lado direito, onde Cédric mostra dificuldades em acertar na hora de colocar a bola no coração da área helvética.

5' - E o primeiro sinal de perigo do jogo cabe a Portugal! João Mário recupera a bola à entrada da área suíça e deixa-a em João Moutinho, que remata para uma defesa simples de Sommer.

0' - Rola a bola no estádio da Luz. É Portugal a dar o pontapé de saída.

'Onze' de Portugal: Rui Patrício; Cédric, José Fonte, Pepe, Eliseu; William Carvalho, João Moutinho, João Mário, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e André Silva.

'Onze' da Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Djourou, Schar, Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili, Mehmedi; Seferovic.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório