Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Santana Lopes está mais maduro. Pode ser o unificador nesta fase do PSD"

Joaquim Jorge acredita também que "com Santana Lopes o PSD seria de novo PPD/PSD, menos liberal e mais social-democrata".

"Santana Lopes está mais maduro. Pode ser o unificador nesta fase do PSD"
Notícias ao Minuto

07:38 - 05/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

O "pesado" resultado que o PSD teve nas autárquicas, como o próprio Passos Coelho o descreveu, abriu caminho a dúvidas na liderança do PSD.

Passos Coelho anunciou na última terça-feira à noite que não se vai recandidatar. O momento, para o partido, é de expectativa para saber quem irá suceder-lhe.

São vários os nomes em cima da mesa. E Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, já fez a sua escolha: Pedro Santana Lopes, antigo líder do PSD que chegou a assumir o cargo de primeiro-ministro durante alguns meses, até Jorge Sampaio, então presidente da República, ter optado por dissolver o Parlamento e abrir caminho a eleições legislativas.

Numa opinião veiculada ao Notícias ao Minuto, onde Joaquim Jorge realça que ficou "amigo de Pedro Santana Lopes aquando da sua vinda pela primeira vez ao Clube dos Pensadores", o biólogo realça que o provedor da Santa Casa "está mais maduro, calmo, sereno e pode muito bem ser o unificador nesta fase do PSD".

Joaquim Jorge rechaça ainda quem criticou Santa Lopes por não ter concorrido a Lisboa. A escolha do PSD acabou por ser Teresa Leal Coelho, que acabou por ter um mau resultado. Para o fundador do Clube dos Pensadores, Santana Lopes é um 'case-study', sendo "preso por ter cão e não ter", uma metáfora para o facto de ser criticado quer quando se candidata a eleições, quer quando não se candidata.

Santana Lopes "aprendeu com os erros" e tem "capacidade de resistência, dando a cara, nunca fugindo". De resto, Joaquim Jorge argumenta ainda que "com Santana Lopes o PSD seria de novo PPD/PSD, menos liberal e mais social-democrata. Esteja onde estiver Sá Carneiro ficaria contente que o seu antigo partido voltasse a ser de centro-esquerda e não liberal".

Santana Lopes, realce-se, assumiu durante o espaço de comentário que partilha com o socialista António Vitorino na antena da SIC Notícias que foi contactado por diversas pessoas, que o desafiaram a candidatar-se à liderança do PSD. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório