Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Exportações acima de 50 mil milhões em 2016, mas défice comercial aumenta

O balanço comercial do ano passado foi negativo, com as importações a subirem ainda mais do que as exportações.

Exportações acima de 50 mil milhões em 2016, mas défice comercial aumenta
Notícias ao Minuto

11:23 - 04/10/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Foi ultrapassada uma barreira importante nas vendas de bens e serviços de Portugal ao exterior, mas isso não foi suficiente para evitar que o défice comercial subisse em 2016. 

"As exportações de bens totalizaram 50.022 milhões de euros em 2016, o que corresponde a um aumento nominal de 0,8% face ao ano anterior. O valor das importações de bens aumentou 1,5%, tendo totalizado 61.243 milhões de euros. A balança comercial de bens atingiu um saldo negativo de 11.221 milhões de euros, o que representa um aumento do défice em 510 milhões de euros face ao ano anterior", explica o Instituto Nacional de Estatística em comunicado oficial divulgado esta quarta-feira. 

Segundo o INE, "continuou a evidenciar-se uma elevada exposição das empresas portuguesas exportadoras de bens face a apenas um mercado, apesar das reduções verificadas entre 2010 e 2016" e no ano passado, "69,9% das empresas exportaram apenas para um mercado, concentrando 7,2% do valor exportado". 

"As empresas com pelo menos 50% das suas exportações concentradas em apenas um mercado representaram 94,1% do total de empresas e cerca de metade do valor exportado." 

"A evolução do Comércio Intra-UE determinou o crescimento global em ambos os fluxos, já que as transações com os países Extra-UE diminuíram. Os países Intra-UE reforçaram, desta forma, o seu domínio nas transações de bens de Portugal com o exterior, tendo atingido um peso de 75,1% nas exportações e de 77,8% nas importações", refere ainda o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório