Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sim, é outono, mas termómetros sobem hoje acima dos 30 graus

As temperaturas mínimas vão oscilar entre 09 graus Celsius (em Bragança) e 19 (em Faro) e as máximas entre 20 (em Viana do Castelo) e 32 (em Santarém).

Sim, é outono, mas termómetros sobem hoje acima dos 30 graus
Notícias ao Minuto

10:03 - 28/09/17 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral sul do cabo Carvoeiro, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral, pequena subida da temperatura mínima no litoral e pequena descida da máxima no Minho.

No sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade em especial por nuvens médias e altas, apresentando-se pouco nublado no Alto Alentejo até ao início da manhã, vento fraco, soprando temporariamente moderado, de leste na costa sul do Algarve a partir da manhã e de noroeste durante a tarde no litoral oeste.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e interior.

No que diz respeito à temperatura, as mínimas vão oscilar entre 09 graus Celsius (em Bragança) e 19 (em Faro) e as máximas entre 20 (em Viana do Castelo) e 32 (em Santarém). E se o Porto não irá além dos 21 graus de temperatura máxima, em Lisboa os termómetros subirão até aos 29 graus.

Trinta concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio

Trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Leiria, Santarém, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de todos (18) os distritos do continente, exceto Setúbal, que está com níveis 'moderados'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório