Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

A maquilhagem adulterada é um perigo para a saúde ocular

Descubra os riscos da maquilhagem adulterada e como se precaver.

A maquilhagem adulterada é um perigo para a saúde ocular
Notícias ao Minuto

23:32 - 26/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Nem tudo não flores no mundo da beleza. Um estudo brasileiro revela que 15% das mulheres que não dispensam maquilhagem chegam ao consultório com os olhos vermelhos, comichão, visão baça e sensação de areia nos olhos. Sintomas causados pela partilha de maquilhagem com amigas ou pelo uso de produtos sem validade ou adulterados.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas, afirma que maquilhagem é como uma escova de dentes - pessoal e intransferível - e não pode ser partilhada. Isso porque, cada pessoa tem um tipo de flora bacteriana e a partilha aumenta o risco de contaminação da conjuntiva e da córnea.

O médico conta que algumas pacientes questionam se faz mal adicionar umas gotas de soro fisiológico no rímel e hidratante na sombra cremosa para aumentar a duração destes produtos. "Adulterar um produto antecipa o seu vencimento”, afirma. A evidência disso, além da alteração induzida na consistência, é a mudança na cor e no cheiro, indicativos de que o melhor lugar para o produto é o lixo, afirma.

Se a maquilhagem lhe provocar desconforto deve aplicar uma compressa fria de água filtrada por dois dias. Caso o desconforto não desapareça, o especialista recomenda consultar um oftalmologista. Quem insiste no uso de maquilhagem expirada antes do prazo de validade pode ter reações alérgicas recorrentes, uma porta aberta para contrair astigmatismo e até ceratocone pelo hábito de coçar os olhos.

Risco para as pálpebras

Queiroz Neto afirma que nos dias quentes o aumento da oleosidade da pele somado ao excesso de maquilhagem aumentam o risco de blefarite, inflamação das pálpebras que pode desencadear, o terçolho um carocinho dorido no canto do olho. Quando esta inflamação obstrui as glândulas sebáceas de Meibomius na borda das pestanas forma o calázio, granuloma que geralmente precisa de intervenção cirúrgica para ser retirado.

Tanto no caso de blefarite, como de terçolho e de calázio, a recomendação do oftalmologista é aplicar compressas mornas de água filtrada duas a três vezes ao dia, higienizar duas vezes ao dia a borda da pálpebra com um cotonete embebido em champô infantil com Ph neutro ou com lenços humedecidos utilizados na limpeza dos olhos após cirurgias, massajar as pálpebras com movimentos circulares e horizontais duas vezes por semana e incluir uma fonte de ómega 3 na alimentação como as nozes e as sementes de linhaça, interromper o uso de maquilhagem e ou de lentes de contacto até recuperar completamente.

As recomendações do oftalmologista para uma maquilhagem segura são:

· Não partilhar maquilhagem com amigas;

· Evitar aplicar produtos de teste de lojas na região dos olhos, pois podem contaminar os seus olhos;

· Não adicionar nenhum componente à sua maquilhagem ou cosmético para evitar que perca a validade antes do tempo:

· Jamais use maquilhagem expirada;

· Descartar todos os produtos com alterações na cor, consistência ou cheiro, mesmo que estejam dentro do prazo de validade;

· Evitar aplicar maquilhagem na borda interna das pálpebras (linha de água);

· Se usar lentes de contacto, coloque-as antes de se maquilhar e tenha cuidado para que a maquilhagem e cremes não penetrem nos olhos;

· Caso seja alérgica ou tenha a pele sensível dê preferência aos produtos hipoalergénicos;

· Guarde os produtos num local livre de humidade e os produtos bem fechados;

· Lave cuidadosamente os pincéis e esponjas após o seu uso;

· Compre apenas produtos dermatologicamente testados;

· Retirar completamente a maquilhagem antes de dormir, com movimentos de fora para dentro para evitar que esta penetre nos olhos;

· Evitar pressionar a superfície dos olhos para não lesar a córnea;

· Nunca durma maquilhada;

· Lave os olhos e consulte um oftalmologista em caso de qualquer desconforto;

· Esqueça a permanente e o alongamento de pestanas se for alérgica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório