Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Intenção de travar saída de especialistas para o privado é "desadequada"

A Ordem dos Médicos (OM) recusou hoje a intenção do ministro da Saúde de tentar travar a saída para o setor privado dos médicos que formem a sua especialidade no público, classificando-a como "desadequada" e "criadora de instabilidade".

Intenção de travar saída de especialistas para o privado é "desadequada"
Notícias ao Minuto

16:53 - 26/09/17 por Lusa

País Ordem dos Médicos

Adalberto Campos Fernandes disse, em entrevista ao semanário Sol, que a sua equipa está "a equacionar, em sede da discussão preparatória do Orçamento do Estado, que a partir de 2018 não seja possível a um jovem especialista em quem o Estado investiu, através do dinheiro dos contribuintes, sair imediatamente para o setor privado mal termine a especialidade, dando benefício desse investimento ao privado".

Em comunicado, a OM recusou a proposta de Adalberto Campos Fernandes e referiu que a mesma é "totalmente injusta para os internos de formação específica revelando um grande desconhecimento da atual situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus pilares de sustentabilidade".

Segundo a Ordem, os médicos internos correspondem neste momento a "mais de um terço dos recursos humanos médicos do SNS, sendo pois essenciais para o seu funcionamento".

"Se o senhor ministro tem interesse em garantir que os recém-especialistas se mantenham no SNS deve sim facilitar e encurtar o tempo para a colocação dos mesmos. Não deve adiar de forma sistemática este processo, que leva a que vários recém-especialistas optem pelo trabalho em instituições privadas, dada a falta de perspetiva sobre o seu próximo local de colocação no SNS", lê-se no comunicado.

Para a OM, esta posição de Adalberto Campos Fernandes escamoteia a realidade, "dando a entender que existe apenas o benefício de quem é formado, sem qualquer compensação do SNS".

"Sendo o SNS o esmagador formador de médicos especialistas não é pois legítima uma medida desta natureza sem uma ampla discussão sobre o tema", adianta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório