Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hábitos que melhoram a eficácia do tratamento do cancro da mama

A ciência tem descoberto alguns aliados ao tratamento do cancro da mama e todos eles apenas dependem do paciente.

Hábitos que melhoram a eficácia do tratamento do cancro da mama
Notícias ao Minuto

14:15 - 26/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Os tratamentos do cancro da mama podem ser bastante dolorosos e duradouros, colocando o bem-estar físico e mental do paciente em causa. Além disso, os efeitos colaterais são uma realidade e, muitas vezes, deixam o organismo de tal modo fraco que acaba mesmo por comprometer a eficácia do tratamento.

Embora o impacto das técnicas usadas para tratar o cancro da mama varie de pessoa para pessoa, sabe-se agora que existem hábitos diários que não só conseguem melhorar a eficácia das mesmas, como conseguem ainda atenuar os efeitos secundários causados. É o caso da prática de exercício físico, conta a Time, destacando a importância de movimentar o corpo regularmente, nem que seja para uma caminhada entre três a cinco dias por semana.

Além de aumentar os níveis de energia, a atividade física combate o cansaço, facilita a libertação de hormonas que melhoram a disposição da pessoa, assim como a qualidade de sono e as dores causadas pelos tratamento. Mas o exercício não serve apenas para tratar, é também uma das melhores formas de prevenção da doença.

Ainda no que diz respeito à atividade física, são vários os estudos que apontam o yoga como um dos melhores aliados, uma vez que estimula a calma, o conhecimento do próprio corpo e ainda a capacidade de dormir melhor e controlar as dores.

E por falar em dormir, ter uma rotina de sono e procurar ter um sono de qualidade é também importante durante o processo de tratamento, que inclui quase sempre a quimioterapia e todos os seus efeitos colaterais. Mais uma vez, este é um hábito que atua tanto no tratamento como na prevenção, tendo um estudo do ano passado revelado que as mulheres que dormem menos de cinco horas por dia eram 1,5 vezes mais propensas a ter cancro da mama do que aquelas que dormem bem e as horas suficientes todas as noites.

Uma vez que o sucesso dos tratamentos do cancro da mama e a resposta positiva aos seus efeitos depende de hábitos saudáveis, a alimentação equilibrada, variada e consciente é um outro aspeto a ter em conta e mais um aliado cientificamente provado, seja para o tratamento ou para a prevenção. Aqui revelámos-lhe o verdadeiro papel da nutrição oncológica.

Um outro hábito que ajuda a ter um melhor tratamento do cancro da mama é a meditação, como sugeriu um estudo científico publicado em 2014. Diz esta investigação, citada pela Time, que o ato de meditar consegue atenuar os sintomas associados à doença e ao tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório