Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Radiolândia - Museu do Rádio abre amanhã

A Câmara de Oliveira do Bairro inaugura na quarta-feira o Radiolândia - Museu do Rádio, investimento de 500 mil euros instalado na antiga Escola Primária de Bustos, que reúne 1.500 aparelhos cedidos por um colecionador particular.

Radiolândia - Museu do Rádio abre amanhã
Notícias ao Minuto

17:37 - 26/09/17 por Lusa

Cultura Oliveira do Bairro

O acervo do Radiolândia, apresentado como "o único museu de rádio em Portugal", foi cedido pelo empresário local Manuel Silva, ex-dono da loja de rádios Radiolândia, que durante mais de 50 anos colecionou "aparelhos oriundos de diversas proveniências e doadores", reunindo um conjunto que o município considera ser "um espólio absolutamente único, com reconhecimento internacional".

O novo museu está implantado na antiga Escola Primária, que foi ampliada com dois novos volumes construídos de raiz, uma empreitada de 387.500 euros. O investimento total no Radiolândia "é na ordem do meio milhão de euros", segundo fonte do município presidido por Mário João Oliveira.

"É de grande significado o facto de o único Museu do Rádio em Portugal estar localizado em Bustos, no concelho de Oliveira do Bairro, ainda para mais tendo a sua origem precisamente nesta vila, e uma grande emoção e orgulho para todos os autarcas concelhios, para a família do senhor Manuel Silva e para todos os nossos munícipes", refere Mário João Oliveira.

Ainda segundo o autarca, o Radiolândia é um projeto "de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem".

Manuel Silva nasceu em 1930, em Bustos, foi comerciante e técnico de rádios, tendo iniciado em 1950 a sua coleção de aparelhos.

A sua paixão pelo mundo dos rádios terá começado quando frequentou um curso de telecomunicações na Marinha, em Lisboa. Posteriormente, esteve emigrado nos Estados Unidos, regressando mais tarde à sua terra natal, onde fundou a loja "Radiolândia".

"Este foi, durante anos, um dos mais emblemáticos espaços comerciais do concelho de Oliveira do Bairro, providenciando a muitas famílias um local onde adquirir um rádio, disponibilizando ainda o serviço de reparação desses equipamentos", refere a autarquia bairradina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório