Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Branquear os dentes em casa? Se tiver um destes problemas é melhor não

Nem todas as pessoas se podem aventurar a branquear os dentes em casa.

Branquear os dentes em casa? Se tiver um destes problemas é melhor não
Notícias ao Minuto

13:20 - 26/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Ter um dentes mais brancos é, possivelmente, um dos desejos mais comuns um pouco por todo o mundo. Por muito cuidado que se tenha e por muito regular que seja a higiene dentária, a verdade é que são vários os fatores que promovem as manchas e que escurecem os dentes.

O branqueamento feito em casa é uma das opções mais frequentes, existindo métodos mais caseiros (como estes que pode consultar aqui) ou métodos mais científicos, como aqueles que se compram em clínicas dentárias e que têm o acompanhamento de um especialista. Há ainda quem opte por tratamentos de branqueamento comprados em lojas especializadas.

Quem recorre a estes produtos de branqueamento já prontos (os que se compram no dentista ou em lojas especializadas, como aquelas pastas que se aplicam na goteira e que atuam durante a noite), deve ter em conta sobretudo a saúde da própria boca. Embora "o branqueamento seja 90% bem-sucedido" em quase todas as pessoas que receberam luz verde do dentista, a verdade é que "pode não ser uma opção para todos".

Quem o diz é a médica dentista Kimberly Wright, que, à revista Health, explica que as pessoas que têm os dentes mais escuros à boleia da idade e da comida são até boas candidatas para um branqueamento feito em casa, já aquelas que têm uma coloração dentária mais escura por culpa de antibióticos ou tabaco podem não conseguir os resultados esperados com os produtos aplicados nos dentes.

Mas não é apenas a eficácia do branqueamento que está em causa. O impacto que tem na saúde também deve ser avaliado e, posto isto, as pessoas com problemas nas gengivas ou com o esmalte desgastado devem evitar ao máximo os produtos de branqueamento, uma vez que já são propensas a ter uma maior sensibilidade dentária (que agravará com o branqueamento).

Diz ainda a médica que as pessoas com preenchimentos soltos ou partidos também fazem parte do grupo de risco, uma vez que o abrasivo usado no branqueamento "pode penetrar profundamente no dente e afetar o nervo".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório