Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Guerra entre Coreia e EUA "não teria vencedores e seria uma tragédia"

O Governo chinês afirmou hoje que um hipotético conflito armado entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte "não teria vencedores e seria uma tragédia também para os países vizinhos" no nordeste asiático.

Guerra entre Coreia e EUA "não teria vencedores e seria uma tragédia"
Notícias ao Minuto

10:15 - 26/09/17 por Lusa

Mundo China

"A guerra de palavras entre a Coreia do Norte e os EUA chamou a nossa atenção, mas também vimos que os EUA negaram claramente que haja uma declaração de guerra", disse hoje Lu Kang, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

"Esperamos que os Estados Unidos e a Coreia do Norte percebam que recorrer a uma solução militar nunca será uma opção viável, e que a provocação mútua apenas reforça o risco de confrontação, reduzindo o espaço de manobra", acrescentou.

Lu disse que a China "desaprova totalmente esta escalada de tensões".

O ministro norte-coreano dos Negócios Estrangeiros, Ri Yong Ho, assegurou na segunda-feira, em declarações aos jornalistas em Nova Iorque, que os EUA declararam guerra ao seu país, que tem assim "todo o direito" de adotar "contramedidas" para se defender.

Ri referia-se às declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump, na semana passada, assegurando que se Washington for "obrigado a defender-se a si mesmo e aos seus aliados, terá que destruir totalmente a Coreia do Norte".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório