Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Prós e contras de criar uma criança vegan

Um pouco como tudo, a dieta vegan tem os seus benefícios e riscos, mas para as crianças os riscos podem ser mais graves do que no caso dos adultos.

Prós e contras de criar uma criança vegan
Notícias ao Minuto

21:20 - 25/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação e Saúde

Apesar de Associação Dietética Britânica (BDA) dizer que o veganismo é adequado para pessoas de todas as idades, muitos especialistas discordam sobre se é ou não sensato criar uma criança vegan.

O Independent falou com especialistas sobre os riscos e os benefícios de criar uma criança vegan.

Riscos: Pode levar a deficiências nutricionais, ingestão energética inadequada e ao crescimento hesitante, segundo a dietista Judy Moore. É preciso ter atenção para que a dieta forneça quantidades órimas de gorduras, proteína, energia, bem como ferro, vitamina B12 e iodo (nutrientes que por vezes faltam aos vegans).

As deficiências nutricionais podem ser especialmente prejudiciais nas crianças, umas vez que ainda estão a crescer e precisam dos nutrientes para o fazer de forma saudável.

“É possível criar crianças com uma dieta vegetariana equilibrada, no entanto, as dietas vegan são muito restritivas e o risco de comprometimento nutricional supera qualquer potencial benefício”, destaca a dietista pediátrica Ana Kristina Skrapac.

Benefícios: Apesar de Ana Skrapac e Judy Moore acharam que não há qualquer benefício de fazer uma criança seguir uma dieta vegan em vez de uma dieta diversificada em com um pouco de tudo, a dietista Bahee Van de Bor destaca que devido ao seu teor naturalmente baixo em gorduras saturadas esta dieta pode ser benéfica.

Argumentando que as deficiências nutricionais poderem ser colmatadas através de alimentos fortificados e suplementos, a especialista acrescenta ainda que “as dietas vegan são uma oportunidade para as famílias ensinaram as crianças sobre nutrição e princípios alimentares” e insiste que desde que haja um planeamento cuidadoso, as dietas vegan podem ser nutricionalmente completas.

"Considere bem as fontes, bem como a quantidade de proteína, hidratos de carbono (de preferência com um teor não muito alto em fibras) e, claro, gordura suficiente para garantir que as crianças recebam calorias adequadas para crescer”, aconselha.

Os lanches frequentes, para que nunca falte energia, bem como o consumo de alimentos ricos em vitamina C para promover a absorção de ferro vindo de fontes vegetais, são outros conselhos dados pela especialista ao Independent.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório