Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cães reconhecem-se pelo cheiro... não pela própria imagem

Os vídeos que 'devora' em que um cão está a lutar contra a sua própria imagem num espelho têm agora uma razão científica.

Cães reconhecem-se pelo cheiro... não pela própria imagem
Notícias ao Minuto

14:20 - 25/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um cão em frente a um espelho pode ser uma situação bastante caricata. Enquanto alguns simplesmente ignoram o que estão a ver, outros parecem não compreender... e tudo isto acontece porque os cães não se reconhecem pela imagem, mas sim pelo cheiro.

Um recente estudo levado a cabo por Alexandra Horiwitz, da Barnard College, vem mostrar que, ao contrário dos chimpanzés, golfinho, elefantes e pegas, os cães não conseguem olhar para um espelho e perceber que a imagem que lá está é a deles. Para os patudos, mais do que o sentido de visão, importa o sentido de olfato, aquele que os ajuda mais eficazmente a reconhecerem-se junto dos demais, lê-se no The New York Times.

Para chegar a esta conclusão, a investigadora analisou 36 cães, submetendo-os a testes de odor. Na prática, os animais estiveram na presença da própria urina, da urina de outro cão e de um cheiro que em nada tinha a ver com urina.

A própria urina foi a que despertou menos interesse, seguindo-se a urina de outro cão e depois o tal aroma desconhecido. O interesse do cão ficou mais aguçado quando a sua urina estava misturada com outro odor.

Para a especialista, o desinteresse do cão pela sua urina é um sinal claro de que a reconhece bem, não tendo, por isso, interesse em aprofundar 'conhecimento' em algo que lhe é familiar, tendo acontecido o contrário quando a sua urina familiar afinal não estava com um odor assim tão familiar.

Este é um dos primeiros testes sobre o tema, sendo necessárias outras investigações para provar que os cães se reconhecem através do olfato, tal como os chimpanzés se reconhecem através do espelho.

Sabe porque é que os cães cheiram o rabo uns dos outros quando se cruzam?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório