Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting perde carruagem da liderança antes do Clássico

Leões empatam em Moreira de Cónegos e passam a somar 19 pontos, menos dois do que o FC Porto, a uma semana do embate entre ambos.

Sporting perde carruagem da liderança antes do Clássico

À sétima jornada, eis que o Sporting perde os primeiros pontos para o campeonato português. Os leões visitaram o Moreirense e não foram capazes de ir além de um empate a um golo.

Rafael Costa fez o primeiro e, já na segunda parte, Abarhoun colocou a bola na própria baliza. Com este resultado, o Sporting chega ao Clássico da próxima jornada, com o FC Porto, a três pontos do primeiro lugar, que é ocupado, precisamente, pelos dragões.

Leão bipolar foi o seu próprio inimigo

A uma semana do Clássico e com o triunfo do FC Porto sobre o Portimonense a deixar a liderança a três pontos, o Sporting entrou com o pé esquerdo em Moreira de Cónegos.

Durante os minutos iniciais, deixou-se surpreender pela pressão da equipa de Manuel Machado e pela dinâmica de Tozé, mostrando sérias dificuldades em sair do seu próprio meio-campo com a bola controlada.

A partir dos dez minutos conseguiu estabilizar e até esteve perto de marcar, mas o remate de Alan Ruiz passou ao lado. A oportunidade entusiasmou os leões, que, com muitos homens no corredor central, começaram a esboçar a qualidade de jogo que lhes é reconhecida.

O problema estava na hora de defender. Com uma alarmante falta de intensidade, a equipa de Jorge Jesus expôs-se com demasiada facilidade aos contra-ataques da equipa da casa. Peña, isolado frente a Rui Patrício, quase marcou. Mas, aos 43 minutos, Rafael Costa não desperdiçou.

Uma ‘bomba’ que meteu ordem na ‘batalha campal’

Momentos antes do intervalo, o médio do Moreirense aproveitou a passividade defensiva do Sporting para, com um remate indefensável, colocar a sua equipa em vantagem. E o golo chegou em boa hora.

Isto porque, entre a meia-hora de jogo e o intervalo, pouco futebol se jogou. Jogadores de parte a parte foram-se envolvendo em ‘desaguisados’, tornando o jogo feio. Do lado do Sporting, William, com grande qualidade de passe, foi uma das únicas exceções. Do lado do Moreirense, o destaque foi para o irrequieto Tozé.

No segundo tempo, os leões, de cabeça mais fria, elevaram o nível exibicional e acabaram por chegar à igualdade à passagem da hora de jogo, quando William Carvalho, numa jogada confusa na grande área, remata à baliza. Jhonatan ainda defende, mas a bola ainda embate em Abarhoun e acaba no fundo das redes do Moreirense.

Até final do encontro, ainda houve tempo para Bas Dost acertar em cheio na barra, permanecendo o resultado em 1-1, que custa, aos leões, a liderança do campeonato português.

Momento do jogo: Numa primeira parte mal jogada de parte a parte, valeu Rafael Costa, com um grande remate, a ‘salvar’ o jogo. O golo acabou por valer apenas um ponto, mas um ponto que poderá ser determinante para um Moreirense que continua com dificuldades para largar os últimos lugares da tabela.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Bruno Cesar; Alan Ruiz, Bas Dost.

'Onze' do Moreirense: Jhonatan; Rúben Lima, Iago Santos, Abarhoun, Koffi Kouao; Zizo, Alfa, Ângelo Neto, Rafael Costa; Tozé e Ronaldo Peña.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório