Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Trump contra-ataca e chama "louco" ao líder norte-coreano Kim Jong-un

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou hoje a dirigir duras palavras ao líder da Coreia do Norte, qualificando Kim Jong-un como um "homem louco" que está a colocar em perigo o seu próprio povo.

Trump contra-ataca e chama "louco" ao líder norte-coreano Kim Jong-un
Notícias ao Minuto

13:37 - 22/09/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Kim Jong-un [líder] da Coreia do Norte é obviamente um homem louco que não se importa de morrer à fome ou matar o seu povo", escreveu o chefe de Estado norte-americano na rede social Twitter.

O Presidente norte-americano, que nos últimos dias tem endurecido o seu discurso em relação à Coreia do Norte, disse ainda que Kim Jong-un "será testado como nunca foi antes", frase que está a ser encarada como uma nova ameaça ao regime de Pyongyang.

Estas declarações de Trump foram feitas depois de Kim Jong-un ter afirmado que o Presidente dos Estados Unidos é um homem "mentalmente perturbado" que vai "pagar caro" as ameaças que faz a Pyongyang.

A resposta de Pyongyang surgiu depois de Trump ter assinado uma ordem executiva que permite a Washington sancionar unilateralmente pessoas, empresas e instituições envolvidas em atividades comerciais com a Coreia do Norte.

Nos últimos meses, e na sequência das atividades nucleares e balísticas do regime norte-coreano, o mundo tem testemunhado uma escalada da retórica entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Na passada terça-feira, durante a sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, Trump declarou que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Kim Jong-un continue a ameaçar os Estados Unidos e os seus aliados.

Numa referência ao líder norte-coreano, Trump adiantou: "O homem foguete ['rocket man', a expressão em inglês] está numa missão suicida para si e para o seu regime".

No seguimento do discurso de Trump na sede da ONU, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, disse que as ameaças do Presidente dos Estados Unidos eram parecidas "a um cão a ladrar".

O clima de tensão entre os dois países voltou a aumentar nas últimas horas após o chefe da diplomacia norte-coreana ter afirmado que Pyongyang poderá lançar, como forma de teste, uma bomba de hidrogénio no Pacífico, como parte da "resposta ao mais alto nível" contra os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório