Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Museu da Ciência de Coimbra com exposição sobre os jesuítas

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra inaugura hoje, às 16:30, uma exposição sobre os antigos inquilinos do espaço, a Companhia de Jesus, procurando recuperar a história dos jesuítas na cidade e a sua marca no mundo.

Museu da Ciência de Coimbra com exposição sobre os jesuítas
Notícias ao Minuto

15:03 - 22/09/17 por Lusa

Cultura Arte

A exposição 'Visto de Coimbra - os Jesuítas entre Portugal e o Mundo' foca-se na Companhia de Jesus, que funcionou no espaço onde hoje é o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), sendo que a iniciativa divide-se em dois núcleos: um dedicado à história dos jesuítas na cidade e outro sobre as missões de jesuítas no mundo.

"A verdade é que os edifícios onde está o Museu da Ciência eram os espaços onde esta história ocorreu. Aquele espaço tem estes anos todos de história e a história não está contada", disse à agência Lusa a diretora da estrutura da UC, Carlota Simões, referindo que a exposição é também uma forma de impulsionar o estudo da presença dos jesuítas em Coimbra.

Grande parte do espólio da Companhia de Jesus "desapareceu", mas há "pequenos vestígios" encontrados no Chímico, ou recentemente descobertos na Sé Nova, sublinhou a diretora do Museu da Ciência, apontando ainda para muitos documentos escritos no estrangeiro que também falam da presença da Companhia de Jesus em Coimbra.

"Queremos contar uma história que é daqueles espaços e que nos relaciona com o mundo", frisou Carlota Simões.

Na exposição, vai estar aquela que é a gravura impressa da Lua, feita em Coimbra (em 1626) pelo padre Cristovão Borri, sendo a segunda conhecida a ser publicada, após a de Galileu, 16 anos antes.

Haverá ainda manuais do curso filosófico, o livro de álgebra de Pedro Nunes, peças de teatro das tragédias sacras ou a árvore geográfica jesuíta, de 1667.

A maioria dos documentos e manuscritos vêm do Arquivo da Universidade de Coimbra e da Biblioteca Geral, havendo ainda alguns "tesouros" de diferentes acervos da cidade ou de coleções de particulares.

A exposição vai estar presente no Museu da Ciência até 18 de março de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório