Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"FC Porto campeão? Depende da capacidade de aguentar a pressão"

O treinador de futebol português André Villas-Boas destacou hoje o "excelente" arranque do Futebol Clube do Porto no campeonato, ressalvando que os portistas terão que saber aguentar a pressão para se manterem na frente.

"FC Porto campeão? Depende da capacidade de aguentar a pressão"
Notícias ao Minuto

09:11 - 22/09/17 por Lusa

Desporto Villas-Boas

"Muito bom arranque e ótimas perspetivas", disse à agência Lusa Villas-Boas, sobre o início de campeonato do FC Porto, destacando as seis vitórias em seis jogos e 14 golos marcados e apenas um sofrido.

"Melhores ainda quando os adversários diretos perdem pontos, como é o caso do Benfica", acrescentou.

Villas-Boas foi treinador do FC Porto na época 2010/11, tendo conquistado a Liga Europa, a I Liga e a Taça de Portugal, numa temporada em que os portistas somaram 49 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

O clube portuense, que é agora treinado por Sérgio Conceição, segue em primeiro lugar no campeonato, com mais cinco pontos que o Benfica, quarto classificado.

"Esperemos que seja assim até ao fim, mas também depende da capacidade do Porto de aguentar a pressão de quem vai atrás", disse Villas-Boas.

O treinador português está a orientar desde novembro passado os chineses do Shanghai SIPG, atual segundo classificado da superliga chinesa, a seis pontos do primeiro, o Guangzhou Evergrande, quando faltam quatro jornadas para o fim da competição.

A Superliga chinesa é disputada por 16 equipas e decorre entre março e outubro.

"Sem desistir, mas sendo realista, será complicado", disse o técnico português sobre a possibilidade de o SIPG recuperar a diferença para o Guangzhou.

"Apesar de haver uma hipótese matemática, o calendário favorece ligeiramente o Guangzhou, nesta parte final", explicou.

André Villas-Boas falava à agência Lusa, em Pequim, onde defronta hoje o Beijing Guoan, para o campeonato chinês.

O técnico admitiu que o "maior foco" da sua equipa agora é na Taça dos Campeões da Ásia.

O SIPG vai defrontar no dia 27 de setembro os japoneses do Urawa Reds, em jogo a contar para as meias-finais daquela competição.

As equipas chinesas têm batido sucessivo recordes na contratação de estrelas estrangeiras, numa altura em que Pequim quer converter o país numa potência futebolística à altura do seu poder económico e militar.

Só esta época, as 16 equipas que disputam a Superliga chinesa investiram cerca de 460 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros.

No SIPG jogam os antigos futebolistas do FC Porto Hulk e Ricardo Carvalho, e o médio Óscar, que chegou este ano proveniente dos ingleses do Chelsea.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório