Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Benefícios de adotar um estilo de vida inspirado na palavra sueca 'lagom'

Sem tradução direta para português ‘lagom’ significa algo como “nem pouco, nem demasiado: na medida certa” e é apontado como o estilo de vida que está por trás da felicidade dos suecos.

Benefícios de adotar um estilo de vida inspirado na palavra sueca 'lagom'
Notícias ao Minuto

21:20 - 23/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Livros

�Lagom: A arte sueca para uma vida equilibrada’, o livro escrito pela autora Linnea Dunne e lançado em português pela 20 | 20 Editora explica o que é a fórmula dos suecos para a felicidade.

Sem tradução direta para português ‘lagom’ significa algo como “nem pouco, nem demasiado: na medida certa” e é apontado como o estilo de vida que está por trás da felicidade dos suecos – tal como lhe noticiámos aqui.

‘Lagom’ é “aceitar um convite para passar um fim de semana na casa de um amigo, mas levar os próprios lençóis de cama, porque é justo partilhar a carga de roupa. É ter o direito de ficar em casa com um filho doente — sem prejuízo do pagamento integral —, mas nunca abusar desse direito. ‘Lagom’ é comprar um carro prático, ainda que não seja o carro mais apelativo visualmente. É pintar apenas uma parede da sua sala e deixar o resto branco, porque pintar a divisão inteira seria demasiado. É usar um batom vermelho-vivo, mas deixar o resto da maquilhagem perfeitamente discreta. Lagom é pedir um hambúrguer, mas abdicar das batatas fritas, porque a moderação é uma virtude; é preparar rapidamente uma refeição fresca usando apenas restos, porque o desperdício é um pecado mortal”.

Este conceito de estilo de vida, que se estende desde ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal à alimentação, do estilo à saúde e ao bem-estar, da vida social ao cuidado com o planeta procura trazer felicidade, estabilidade e equilíbrio.

Notícias ao Minuto© 20 | 20 EditoraSegundo o livro de Linnea Dunne, os principais benefícios do ‘lagom’ são:

1º. Mais espaço físico. Porque além de pregar o abdicar de tudo o que não é necessário também é aliado do estilo de design escandinavo minimalista;

2º. Mais espaço mental. Porque incentiva as pessoas a aprender a “parar o turbilhão mental para viver a vida de uma forma mais autêntica e focada, acolhendo e lidando com boas e más experiências” de forma plena, seja no local de trabalho ou em casa;

3º. Melhoria das finanças. Ao ser mais consciente, não só em relação às suas “necessidades pessoais, mas também às necessidades do planeta, provavelmente consumirá menos ao mesmo tempo que aprende a cuidar e a ser poupado com os seus recursos”.

4º. Aumenta o sentimento de presença. Uma atitude ‘lagom’ pode melhorar os seus relacionamentos e trazer-lhe mais confiança em relação às responsabilidade que tem na sociedade. Pode ajudá-lo a sentir-se parte integrante de algo maior e dar-lhe “um sentido de propósito”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório