Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

União Europeia pronta para enviar ajuda de emergência para o México

A União Europeia (UE) disponibilizou-se hoje para ajudar o México após o sismo de terça-feira, que fez mais de 200 mortos, duas semanas após outro abalo, tendo posto em alerta os meios disponíveis para auxílio de urgência.

União Europeia pronta para enviar ajuda de emergência para o México
Notícias ao Minuto

14:40 - 20/09/17 por Lusa

Mundo Sismo

"Estamos em contacto com as autoridades mexicanas e disponíveis para ajudar", pode ler-se num comunicado da Comissão Europeia.

O executivo comunitário adiantou ainda que estão já em alerta os meios disponíveis para prestar auxílio de urgência e o Centro Europeu de Coordenação de Resposta a Emergências está a monitorizar a situação no terreno.

Numa carta ao Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestou a sua solidariedade e saudou os que "estão desde a primeira hora a ajudar e a salvar vidas".

O epicentro do sismo, de magnitude 7,1 na escala de Richter, que ocorreu na terça-feira às 13h14 (19h14 em Lisboa), foi registado na fronteira do estado de Puebla e Morelos (centro), a 51 quilómetros de profundidade, segundo o centro geológico norte-americano (USGS).

O terramoto ocorreu depois de, no passado dia 07, um sismo de magnitude 8,2 - o mais forte desde 1932 -, ter causado 98 mortos no sul do país: 78 em Oaxaca, 16 em Chiapas e quatro em Tabasco.

O abalo de terça-feira, que causou o pânico na população, coincidiu com o 32.º aniversário do forte sismo que provocou milhares de mortos em 1985 e foi registado apenas duas horas depois de um simulacro de terramoto em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório