Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Loïc Touzé leva melodia de relações da dança em 'Fanfare'

O coreógrafo francês Loïc Touzé vai apresentar a peça 'Fanfare', sobre a melodia de relações construída pelas ações e gestos dos bailarinos, na Culturgest, em Lisboa, a 29 e 30 de setembro.

Loïc Touzé leva melodia de relações da dança em 'Fanfare'
Notícias ao Minuto

14:43 - 20/09/17 por Lusa

Cultura Culturgest

Com conceção e coreografia de Loïc Touzé, a peça tem interpretação e colaboração artística de Bryan Campbell, Ondine Cloez, Madeleine Fournier, David Marques, Teresa Silva, e Charlène Sorin, segundo um comunicado da Culturgest.

Nesta peça, Loïc Touzé revela como a dança é a forma que o bailarino tem "de sentir o mundo, de o atravessar e conter", e também de "ver a sua história, agitar a sua memória, torná-la presente através do movimento dançado".

Nascido em 1962, Loïc Touzé tem vindo a desenvolver a sua atividade a partir da estrutura artística ORO, em Nantes, na França, onde realizou projetos em colaboração com artistas do campo coreográfico, da música e das artes visuais.

Criou, entre outras coreografias, 'Morceau', 'Love' e 'La Chance', que a Culturgest apresentou em setembro de 2015, e é coautor de 'Nos images', com Mathilde Monnier e Tanguy Viel, e 'Gomme', com Yasmin Rahmani.

Ao longo da carreira, codirigiu os Laboratoires d'Aubervilliers, com Yvane Chapuis e François Piron, e trabalhou também com os acrobatas da Companhia XY.

A formação e a circulação da cultura coreográfica têm um lugar central no seu trabalho e ensina regularmente em França e noutros países, nomeadamente em Portugal, no PEPCC - Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica, do Fórum Dança, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório