Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Casas ficam mais caras... e mesmo assim vendem-se mais

Os portugueses estão a ser confrontados com custos cada vez maiores na hora de comprar habitações, mas ainda assim, há quem pague.

Casas ficam mais caras... e mesmo assim vendem-se mais
Notícias ao Minuto

11:54 - 20/09/17 por Bruno Mourão

Economia INE

O índice de Preços da Habitação em Portugal continua a aumentar. Segundo o destaque estatístico revelado esta quarta-feira pelo INE, o preço médio das casas em Portugal aumentou 8% no segundo trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esta variação é 0,1 pontos percentuais superior à registada no período homólogo. 

A inflação foi particularmente notória nos novos alojamentos, como revela o Instituto Nacional de Estatística: "A taxa de variação homóloga dos preços dos alojamentos novos foi 5,4%, 1,2 pontos percentuais acima do registado no trimestre anterior. Este foi o segundo período consecutivo em que se verificou uma aceleração dos preços dos alojamentos novos, o que contrasta com a evolução observada para os alojamentos existentes, cuja taxa de variação homóloga passou de 9,2% no primeiro trimestre de 2017 para 8,9%". 

Olhando para o número total de habitações vendidas, o aumento foi de 16,1% face ao mesmo período de 2016 e de 4,9% na comparação com o primeiro trimestre; no total, foram transacionadas 36.886 casas entre abril e junho deste ano. 

O valor total das vendas registou uma subida ainda mais impressionante: cerca de 23,3% na comparação homóloga e 6,3% face ao primeiro trimestre de 2017. O valor total dos alojamentos vendidos atingiu 4,6 mil milhões de euros, dos quais 3,7 mil milhões foram obtidos com a transação de casas já existentes e 920 milhões foram conseguidos com a venda de habitações novas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório