Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Notícia da S&P "é uma grande lufada de ar fresco para Portugal"

António Vitorino e Pedro Santana Lopes comentaram esta terça-feira, no seu espaço na SIC Notícias, a subida do rating da dívida soberana portuguesa pela Standard and Poor's (S&P).

Notícia da S&P "é uma grande lufada de ar fresco para Portugal"
Notícias ao Minuto

00:02 - 20/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Comentário

Na sexta-feira da semana passada, a agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) retirou o rating da dívida portuguesa da classificação de 'lixo', passando-a para um primeiro nível de investimento, algo que já não acontecia desde 2012.

Recordando-se que, em 2015, António Costa definia as agências de notação como “lixo”, Pedro Santana Lopes atirou que a diferença é que, agora, António Costa e Pedro Passos Coelho “mudaram de papéis”. “É a política”, justificou o provedor da Santa Casa da Misericórdia, sublinhando que ambos “estão a amargar aquilo que disseram” enquanto desempenhavam funções contrárias.

Uma outra nota feita por Santana Lopes recai sobre os discursos do líder do Governo e do líder da oposição. O antigo primeiro-ministro reconhece que Passos Coelho concedeu mérito ao atual Governo “mas sempre com uma nota no passado” e apontou que, “em alturas como esta”, tanto Passos como Costa “deviam ter um discurso nacional”.

Independentemente das reações políticas, a notícia da S&P “é uma grande lufada de ar fresco para Portugal”, reconheceu o social-democrata.

António Vitorino, mesmo admitindo que a notícia “foi inesperada”, recebe-a com satisfação, apontando que outras agências irão seguir o exemplo da S&P. O socialista não deixou de apontar que é curioso o “PCP e Bloco desvalorizarem esta decisão da S&P, quando fazem da dívida uma grande cavalo de batalha”.

Ressalvando que esta decisão não fez desaparecer a dívida, reconhece que “a circunstância dos juros da dívida poderem descer significativamente – e desceram e provavelmente vão continuar a descer – isso dá mais margem de manobra para a gestão orçamental”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório