Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Creme de dia vs creme de noite. Porque dois 'rivais' devem ser aliados

Quem disse que a rotina de beleza é apenas um hábito matinal não poderia estar mais enganado. Compreenda a importância da aplicação de um creme de dia e de um creme de noite.

Creme de dia vs creme de noite. Porque dois 'rivais' devem ser aliados
Notícias ao Minuto

08:47 - 24/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Beleza

A nossa pele é o órgão mais extenso que temos, o órgão que mais facilmente fica à mercê de agressões que não controlamos, o órgão que nos veste e protege todos os dias.

Por todas estas razões - e tantas outras -, torna-se cada vez mais importante zelar pela boa saúde cutânea. Ter uma pele saudável é muito mais do que uma questão de estética e vaidade e cuidar de dentro para fora (através de uma alimentação saudável, isenta de açúcar e gorduras trans e da ingestão regular de água) é o primeiro passo a dar, mas é preciso ir mais além e colocar a mão na massa... ou melhor, no creme.

Uma rotina de beleza eficaz é aquela que, em primeiro lugar, respeita o tipo de pele da pessoa e que, depois, incluiu a aplicação adequada de cremes, que se assumem como o produto cosmético que mais facilmente hidrata e nutre a epiderme e, com sorte, a derme.

Embora muitas pessoas olhem para a necessidade de usar um creme de dia e um creme de noite como uma mera estratégia de marketing que obriga o consumidor a comprar aos pares, a verdade é que o efeito do primeiro depende da aplicação do segundo e a eficácia do segundo está refém da atuação do primeiro. É um caminho cuja saída é só uma: aliar. 

Porquê dois cremes para um só rosto?

Antes de abordamos a importância da aplicação diária de um creme de dia e de um creme de noite, comecemos pelas devidas definições e explicações sobre cada um destes produtos cosméticos.

O creme de dia tem como principal função proteger a pele e criar uma espécie de barreira contra todos os agentes agressores com os quais o nosso rosto vai lidar ao longo do dia, como é o caso da radiação ultravioleta, da poluição, etc.

Este tipo de creme tem como principal função atuar como agente protetor, mas também como complemento à maquilhagem usada, sendo, por isso, mais suave e pouco denso. O creme de dia não só penetra com mais facilidade na pele, como não compromete o uso de uma base, por exemplo.

Além de conterem, na sua maioria, um filtro solar, os cremes de dia tendem, normalmente, a ter menores níveis de ingredientes como o ácido alfa-hidroxi e retinóides, dois compostos que deixam a pele mais sensível ao sol. lê-se no site More.

Já o creme de noite não tem tanto o intuito de proteger a pele, mas sim de regenerar. É à noite que a pele melhor cuida de si mesmo e os creme noturnos vão promover isso mesmo: uma maior hidratação, nutrição e cuidado. Os cremes de noite foram criados para ajudar a pele a reparar-se dos danos diários, recuperando de possíveis agressões que possa ter sofrido.

Ao contrário dos cremes de dia, cuja absorção é mais célere devido à sua textura mais suave, os cremes de noite são absorvidos lentamente pela pele, tendo, por isso, uma textura mais densa. Estes cremes têm quase sempre agentes que combatem o envelhecimento, como o retinol, o ácido glicólico e o ácido hialurónico.

Por serem nutricionalmente mais ricos e terem uma ação mais penetrante e duradoura, os cremes de noite são também mais caros, mas a verdade é que a ação de um creme de dia (ou seja, a sua função de proteção) apenas é válida quando a pele se regenerou, hidratou e descansou durante a noite. Mas, por outra verdade, o creme de noite apenas é capaz de realizar a função que lhe compete quando o creme de dia atuou como protetor.

Para que uma rotina de beleza seja boa é preciso que seja consciente, mas também rigorosa, no sentido de não fazer com que a pele passe para segundo ou terceiro plano no leque de preocupações diárias. Aqui encontra os seis passos a dar para uma rotina de beleza eficaz, e já agora veja também os ingredientes naturais que deve procurar no rótulo. Se pretender uma rotina de beleza totalmente cruelty-free, então são estas as opções a ter em conta.

Sabia que alguns produtos de beleza não devem ser usados todos os dias?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório