Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dia 19 de setembro. O dia duplamente negro da história do México

O balanço mais recente feito pelas autoridades aponta para a morte de mais de 200 pessoas na sequência do sismo sentido esta terça-feira na zona central do México.

Notícias ao Minuto

23:11 - 19/09/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Fotogaleria

O dia de hoje faz parte da história mexicana, uma vez que, há precisamente 32 anos, o país foi abalado por um sismo que resultou na morte de 10 mil pessoas com 30 mil pessoas a ficarem feridas.

Para assinalar a efeméride, os mexicanos foram hoje convidados a realizar simulacros de terramotos. Mas apenas duas horas depois de realizados os simulacros, a terra voltou a tremer.

O fantasma do dia 19 de setembro voltou a assombrar os mexicanos e, pior, a tirar-lhes a vida quando passavam poucos minutos das 13h00.

O balanço mais recente aponta para a morte de 200 pessoas.

O presidente da Cidade do México, Miguel Angel Mancera, já referiu que mais de 27 edifícios colapsaram, o que faz temer que o número de vítimas mortais possa subir consideravelmente.

O governador de estado de Puebla, Tony Gali, também apontou danos graves em dezenas de infraestruturas e o Aeroporto Internacional da Cidade do México suspendeu as suas operações até perceber se as infraestruturas sofreram danos.

As fugas de gás que se fizeram sentir originaram explosões em diversos edifícios, com várias pessoas a ficarem presas dentro das habitações devido às chamas. Nesta senda, os funcionários da Proteção Civil têm gritado nas ruas para que as pessoas não fumem, pois existe bastante gás solto no ar.

O sismo teve uma magnitude de 7.1 na escala de Richter e um epicentro a 12 quilómetros a sudeste de Axochiapan, em Morelos, e uma profundidade de 57 quilómetros.

Nas imagens é possível ver o nível de destruição e de desespero das milhares de pessoas que, há apenas 11 dias, se viram a braços com outro sismo que tirou a vida a mais de 90 pessoas.

[Notícia atualizada às 9h20 de dia 20/09/2017]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório