Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Encontros Mágicos de Coimbra arrancam hoje e propõem magia para invisuais

O mágico chileno Juan Esteban Varela propõe na 21.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, que hoje começam, 25 anos depois da primeira edição, um espetáculo de magia para invisuais, destaque maior deste evento.

Encontros Mágicos de Coimbra arrancam hoje e propõem magia para invisuais
Notícias ao Minuto

11:55 - 19/09/17 por Lusa

Cultura Espetáculo

Esta é uma das surpresas da edição deste ano, que se prolonga até domingo e que propõe mais de 120 espetáculos nas ruas da cidade, mas também em escolas, na prisão e em instituições de saúde.

Juan Esteban Varela, em declarações à agência Lusa à margem da cerimónia de arranque dos Encontros Mágicos, sessão presidida pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e pelo mágico Luís de Matos, explicou que o espetáculo para invisuais se baseia nas emoções.

"Todos temos a capacidade de raciocinar, de imaginar e de nos emocionarmos. Ora, se juntarmos tudo isto, fazemos magia. E foi para isso que trabalhei nos últimos 12 anos, para conseguir levar a magia a cegos", disse Esteban Varela à Lusa.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, saudou os mágicos, agradeceu a presença destes 19 artistas diferentes em representação de 13 países e disse que os Encontros Mágicos são também uma forma de fazer felizes as pessoas da cidade.

O mágico Luís de Matos, por outro lado, agradeceu a aposta da Câmara nesta "cultura plural", que chega a todo o tipo de públicos, e sublinhou que as duas galas internacionais, agendadas para sexta-feira e sábado, no Convento São Francisco, já estão esgotadas, o que prova a aceitação que o evento tem na cidade.

Promovido pela Câmara de Coimbra e pela Luís de Matos Produções, a edição de 2017 do Festival Internacional de Magia de Coimbra integra um total de 127 espetáculos, protagonizados por artistas do Brasil, Estados Unidos da América, Chile, Japão, Itália, Argentina, Bélgica, França, Cuba, Austrália, Espanha, Reino Unido e Portugal.

Os espetáculos voltarão a realizar-se essencialmente em ruas e praças do centro da cidade, mas também em espaços ao ar livre de cinco freguesias e uniões de freguesia da periferia urbana, na sequência da "crescente descentralização" do festival, que tem vindo a ser promovida, desde 2015, disse Carina Gomes, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, no dia 13, na sessão de apresentação da iniciativa.

O belga Aaron Crow, os ingleses Cliff e James More, o francês Enzo Weyne, os espanhóis Júlio Rapado, Kayto, Mago Rafa e Paulino Gil, o norte-americano Dandy Punk, o japonês Kaminaro, os argentinos Lebart e Mago Daba, o brasileiro Diogo Alvares, o cubano Raul Camaguey, o australiano Raymond Crowe, o italiano Vittorio Marino e os portugueses Luís de Matos e Gabriel Ferreira são, além de Juan Esteban Varela, os mágicos do cartaz deste ano dos Encontro Mágicos de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório