Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Uma horta urbana num terraço de um hotel? Sim, e no coração do Porto

A horta, situada no terraço, conta com um espaço de cultivo de 300m².

Uma horta urbana num terraço de um hotel? Sim, e no coração do Porto
Notícias ao Minuto

07:00 - 24/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Ambiente

Com o objetivo de oferecer refeições mais saudáveis no restaurante e de contribuir para uma cidade mais sustentável, o Hotel Crown Plaza instalou uma horta urbana no terraço do edifício.

A decisão de criar uma horta urbana no Crown Plaza foi “quase imediata”, explica a unidade hoteleira em comunicado enviado às redações,. Dessa forma, passam a “ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos”.

É composta por módulos, tem uma área de 300m² e, por conter um sistema de auto-rega, permite uma “poupança de água até 80%” comparativamente com os sistemas de cultivo convencionais pois “evita a evaporação e permite reter a água das chuvas”.

A plantação do hotel “inclui vários tipos de tomates, alfaces picantes, ervas aromáticas, cenouras, cebolas, rabanetes, frutos vermelhos, batata-doce e flores comestíveis, e as primeiras colheitas preveem-se já para o mês de dezembro”, pode ler-se na mesma nota.

A instalação ficou a cargo de uma start-up portuguesa, com sede no Porto, a Noocity Ecologia Urbana, tendo sido a maior horta instalada pela empresa no país. A partir de agora, o cultivo fica a cargo do chefe do hotel, o chefe Jorge Sousa.

Os hóspedes vão poder visitar o novo espaço, têm apenas de solicitar acompanhamento junto do staff. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório