Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PAN quer combater "abandono" e "maus tratos" a animais em Lisboa

A candidata do PAN à Câmara de Lisboa, Inês Sousa Real, alertou hoje para a urgência de combater "o flagelo do abandono e dos maus tratos" aos animais, participando numa "cãominhada" na freguesia do Parque das Nações.

PAN quer combater "abandono" e "maus tratos" a animais em Lisboa
Notícias ao Minuto

13:14 - 17/09/17 por Lusa

Política Declarações

"A mensagem que estamos aqui a passar é de apoio a esta causa animal, ao flagelo do abandono e dos maus tratos que urge combater, portanto é muito positivo que a sociedade civil se continue a mobilizar em torno desta problemática", declarou à agência Lusa a candidata do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) e ex-provedora dos Animais de Lisboa, após a realização da "cãominhada", que contou com a participação de cerca de meia centena de pessoas e 21 cães.

Durante a iniciativa, a ex-provedora dos Animais de Lisboa apelou ao voto e distribuiu panfletos, fazendo-se acompanhar da candidata do PAN à presidência da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Sónia Santos.

"Queremos uma Lisboa que seja mais amiga dos animais", afirmou Inês Sousa Real, advogando que são necessárias, "desde logo, muitas ações de sensibilização e formação" da população em prol da proteção dos animais.

Relativamente às propostas do PAN, a candidata à presidência da Câmara de Lisboa destacou "a criação de um hospital público veterinário para que possa ajudar os animais das famílias carenciadas, das pessoas em situação de sem-abrigo ou até mesmo da população mais idosa".

Outras das medidas presentes no programa eleitoral do PAN é a ampliação da Casa dos Animais de Lisboa, avançou Inês Sousa Real, referindo que "qualquer canil municipal que tenha uma política de não abate dificilmente consegue não estar cheio".

De acordo com a ex-provedora dos Animais de Lisboa, "a problemática na cidade não se esgota nos animais de companhia", pelo que o PAN pretende também construir um ecoparque para "recolher precisamente os animais de grande porte".

"Além dos animais de grande porte, temos também os animais selvagens. Lisboa tem uma biodiversidade com mais de 290 espécies. De facto, temos um património natural riquíssimo que muitos de nós não conhecemos - eu não sabia antes de ter exercido funções como provedora --", disse a candidata do PAN, defendendo a reclassificação do parque florestal de Monsanto e "a criação de um corredor verde sobre a A5 [Autoestrada da Costa do Estoril] para precisamente permitir a passagem da vida natural e não haver tantos atropelamentos como tem existido".

Nas eleições de 01 de outubro concorrem em Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), o atual presidente, Fernando Medina (PS), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório