Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Economia portuguesa deve ser "consistentemente melhor"

Apesar de satisfeito com a melhoria da economia nacional, o socialista afirma que é preciso melhorar no "capítulo da produtividade e da competitividade". Considera que Portugal precisa de "muitos anos para recuperar o atraso acumulado" anteriormente.

Economia portuguesa deve ser "consistentemente melhor"
Notícias ao Minuto

08:57 - 17/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

O momento da economia portuguesa é bom, algo realçado pela decisão da Standard & Poor’s de retirar o rating da economia nacional do nível de 'lixo'. Mas para Vital Moreira ainda há um longo caminho a percorrer. Num artigo de opinião publicado no blog Causa Nossa, o socialista mostra-se satisfeito com o progresso até aqui obtido.

"É positivo saber que nos últimos trimestres a economia portuguesa cresce acima da média da União, o que já não sucedia há muito tempo", afirma Vital Moreira, que refreia depois a "euforia política criada".

"Em primeiro lugar, dado o pequeno diferencial, a este ritmo Portugal vai precisar de muitos anos para recuperar o atraso acumulado ao longo destes anos. Em segundo lugar, e principalmente, apesar de crescer mais do que a média da União (devido ao menor crescimento das grandes economias), a economia portuguesa está a crescer menos do que quase todos os demais países da segunda metade da lista da União (exceto a Grécia)", destaca o antigo eurodeputado socialista.

Vital Moreira realça que Portugal poderá ser superado em breve pela Lituânia e que "o ritmo de crescimento da economia portuguesa não é suficiente para impedir a continuação da descida na classificação da liga económica europeia".

O socialista refere que se todos crescem em termos económicos, "Portugal precisa de crescer mais do que todos os outros, incluindo a Espanha e as economias mais dinâmicas do Leste, sendo com essas que nos devemos bater".

E sublinha os campos onde o país tem de melhorar. "Decididamente, é preciso fazer consistentemente melhor no capítulo da produtividade e da competitividade da economia portuguesa", escreve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório