Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Não há 'borrego' que resista a leão tão esfomeado

Sporting venceu (finalmente) o Tondela e já leva 18 pontos conquistados em 18 possíveis, mais três do que o FC Porto (que visita o Rio Ave) e mais cinco do que o Benfica (quer perdeu no terreno do Boavista).

Não há 'borrego' que resista a leão tão esfomeado
Notícias ao Minuto

06:56 - 17/09/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

À terceira, foi de vez. O Sporting conseguiu, por fim, ‘matar o borrego’ e vencer o Tondela em Alvalade, um feito que falhou nos dois últimos campeonatos.

A exibição esteve longe de ser a melhor, mas, frente a um conjunto auriverde compacto, o leão foi ‘franco-atirador’ e, à distância, com dois grandes golos de Jérémy Mathieu e Bruno Fernandes (mas não se cansa?) somou a sexta vitória nas seis primeiras jornadas.

A muralha não caiu a bem, caiu… à ‘bomba’

Como diria Jorge Jesus, o desempenho deste Sporting pode ter carecido de “nota artística”, mas o mesmo não se pode dizer quanto à justiça do desfecho.

O Tondela, mais focado em defender do que noutra coisa, terminou os 90 minutos com apenas um remate ensaiado. Além disso, somou apenas 38% da posse de bola, contra os 62% do conjunto verde e branco. Números ilustrativos daquilo que se passou em campo.

No entanto, o domínio leonino encontrou dificuldades para se traduzir em algo palpável. Sim, é verdade que chegou à vantagem logo aos 13 minutos de jogo, num livre exemplarmente marcado por Mathieu, mas, quer antes, quer depois, limitou-se a rondar a baliza de Cláudio Ramos em busca de espaços.

Quando, aos 73 minutos de jogo, Bruno Fernandes voltou a fazer das suas e a marcar mais um grande golo, a tarefa acabou por ficar bem mais fácil. Teve, pelo menos, três oportunidades de golo claras. Valeu, ao Tondela, alguma falta de pontaria.

Bruno Fernandes a obra de Jesus

É preciso recuar até à temporada 1993/94 para encontrar tão bom início de época. Na altura, com Bobby Robson no comando técnico da equipa, o Sporting vencia as seis primeiras jornadas do campeonato. Um feito que, 24 anos depois, é replicado por Jorge Jesus.

Mas este Sporting não é apenas cara de Jorge Jesus. É cara de Bruno Fernandes. Com seis golos marcados, esta é já a temporada mais produtiva do médio ex-Sampdoria. Tão produtiva que é, inclusive, o melhor marcador dos leões em 2017/18, com mais um golo do que Bas Dost e Gelson.

No que às contas do campeonato diz respeito, os verde e brancos passaram a noite na liderança isolada, com 18 pontos em 18 possíveis. Caberá, agora, ao FC Porto, dizer, em Vila do Conde, se irá passar a semana com igual tranquilidade.

Sporting vs Tondela
62% Posse de bola 38%
25% Ataque perigoso 21%
44% Ataque 43%
31% Bola segura 36%
8 Tentativas de golo 1
4 Remates à baliza 0
4 Remates fora 1
3 Cantos 4
22 Livres diretos 15
1 Foras de jogo 2
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/0
14 Faltas 20

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório