Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Ministros do Ambiente querem cumprir Acordo de Paris mesmo sem EUA

Os ministros do Ambiente de mais de trinta países estão hoje reunidos em Montreal, no Canadá, para fazer avançar o Acordo de Paris, de combate às alterações climáticas, mesmo que seja sem os Estados Unidos.

Ministros do Ambiente querem cumprir Acordo de Paris mesmo sem EUA
Notícias ao Minuto

22:39 - 16/09/17 por Lusa

Mundo Clima

A reunião informal foi organizada pelo Canadá, China e União Europeia e tem como objetivo assegurar que o Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 nações para evitar o aumento da temperatura do planeta, é implementado, mesmo com a retirada dos Estados Unidos, anunciada em maio passado pelo presidente, Donald Trump.

Na abertura da reunião - que assinala ainda os trinta anos do Protocolo de Montreal, semelhante ao de Paris -, a ministra canadiana do Ambiente, Catherine McKenna, apelou aos Estados Unidos para que mantenham o compromisso de lutar contra as alterações climáticas.

"Os fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais frequentes, mais fortes e destrutivos", por causa das alterações climáricas", sublinhou a ministra.

De acordo com o comissário europeu para a Energia e Alterações Climáticas, Miguel Arias Cañete, o objetivo é que os países que assinaram o Acordo de Paris tenham já regras definidas para apresentar na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas de Katowice, na Polónia, no final de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório