Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

COI admite trégua olímpica para Jogos Olímpicos na Coreia do Sul

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) assumiu hoje a confiança na organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyongchang, admitindo uma trégua olímpica, tendo em conta os testes militares da Coreia do Norte.

COI admite trégua olímpica para Jogos Olímpicos na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

11:44 - 16/09/17 por Lusa

Desporto Inverno

"Nada mudou e a nossa confiança mantém-se", frisou o alemão Thomas Bach, corroborando a posição de que "não existe um plano B", transmitida na véspera por um porta-voz do COI.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 estão marcados para Pyeongchang, entre 09 e 25 de fevereiro.

"Nós apelamos a uma solução diplomática e à paz", sublinhou Bach, admitindo uma trégua olímpica negociada sob a égide da ONU, cujo Conselho de Segurança condenou, na sexta-feira, os testes realizados pela Coreia do Norte.

Bach vai estar na ONU na próxima semana, mas reiterou que o COI não tem planos para se envolver diplomaticamente na crise das Coreias.

O membro norte-coreano do COI, Ung Chang, disse esperar que os Jogos de Inverno se realizem como planeado, mas que ninguém sabe se a Coreia do Sul estará segura para as competições.

Na sexta-feira, após uma reunião de emergência, o Conselho de Segurança da ONU "condenou firmemente" o lançamento do míssil balístico da Coreia do Norte que sobrevoou o Japão, considerando que se tratou de um ato "altamente provocatório",

Esta condenação ocorreu após um novo disparo de míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão, menos de uma semana após a adoção pelo Conselho de Segurança da ONU de uma oitava série de sanções para tentar convencer o país a renunciar aos seus programas balístico e nuclear.

Pyongyang lançou na sexta-feira um novo míssil balístico, o 10.º desde maio, que sobrevoou a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, antes de cair a aproximadamente 2.000 quilómetros do cabo de Erimo, no oceano Pacífico.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório